O Dia Nacional do Turismo é lembrado nesta quarta-feira (8), e a vila de Paranapiacaba pode ser um refúgio para quem quiser abandonar o estresse e agitação da região metropolitana de São Paulo sem percorrer grandes distâncias. O distrito, que pertence a Santo André, fica no Alto da Serra do Mar, a 65 km do centro da capital paulista.
Paranapiacaba é uma antiga vila inglesa construída pela São Paulo Raiway, em 1860, para abrigar os funcionários durante a concessão da ferrovia Santos – Jundiaí. Desde 1987, a área é patrimônio histórico do estado e, mais recentemente, em 2008, tornou-se patrimônio nacional. Além disso, recebe eventos ao longo do ano.
Como chegar
Sem dúvida, a melhor forma de chegar a uma vila ferroviária é…de trem. Há um expresso turístico da CPTM que faz o projeto de ida e volta, aos sábados e domingos, a partir da estação da Luz. Os ingressos estão disponíveis online, bem como o calendário de viagens.
Quem quiser ir de carro também consegue. Como informado acima, são pouco mais de 60 km da cidade de São Paulo em um trajeto que dura entre 1h10 e 2h00, a depender do trânsito. Durante o percurso, o motorista pode contemplar a natureza da mata atlântica, além de rios e represas. Contudo, deve-se ter cuidado com a neblina.
De ônibus, são duas possibilidades: linha 040 (Viação Ribeirão Pires) a partir do Terminal Rodoviário Prefeito Saladino, em Santo André, ou o ônibus 424 (Viação Ribeirão Pires), saindo da estação de trem de Rio Grande da Serra.
Quando ir
A melhor época para ir é no mês de julho, quando ocorre o Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP). O evento contempla shows e várias barracas com comidas e bebidas. Aos amantes do misticismo, a Convenção de Bruxas e Magos do Brasil acontece em maio.
É melhor evitar o período entre novembro e março, quando há mais chance de chuva, conforme as medições da Climatempo. O local é um prato cheio para quem gosta de frio, já que a temperatura mínima o ano todo não passa de 20ºC e a máxima não costuma chegar a 30ºC historicamente.
O que fazer
Paranapiacaba é uma vila para flanar sem pressa pelas ruas de paralelepípedo, admirando os edifícios históricos dos tempos áureos das ferrovias. Em uma das casas, o ferromodelismo é atração para crianças e adultos. Para quem gosta de futebol, lá está o campo do União Lyra Serrano, o primeiro com medidas oficiais do país, reinaugurado após restauro na FIP 2023.
Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.