O clima de folia já toma conta das ruas da cidade de São Paulo no chamado “pré-Carnaval”. Ontem, por exemplo, Maryana Aidar e Alceu Valença agitaram a região do Parque Ibirapuera e, hoje, estão previstos os desfiles do Monobloco na mesma área e do tradicional Acadêmicos do Baixo Augusta, na Rua da Consolação.
Além disso, as escolas de samba do Grupo de Acesso II atravessaram a última madrugada em desfiles no Sambódromo do Anhembi. Quem gosta da festa pode ir para a rua, o sambódromo ou para duas casas culturais da capital. Lá, a experiência é diferente.
Na Oficina Cultural Oswald De Andrade (Rua Três Rios, 363), no Bom Retiro, a exposição “Oswald PRO Carnaval” traz vários elementos do universo das escolas de samba. A mostra apresenta sapatos curiosos usados em desfiles, instrumentos musicais parte da bateria, além de fantasias e camisetas de escolas de samba.
“Oswald PRO Carnaval” fica em cartaz até 9 de março, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Ver essa foto no Instagram
Outro endereço da folia expositiva é a Casa Mário de Andrade (R. Lopes Chaves, 546), na Barra Funda. A instituição inaugurou, ainda no fim do ano passado, a exposição “Eu mesmo, Carnaval”, que retrata a relação do escritor com a maior festa popular do Brasil.
O acervo inclui fotos e estudos do autor, além de fantasias e outras peças do desfile de 2024 da Mocidade Alegre. A escola, atual campeã do Carnaval paulistano, levou o título ao cantar na avenida o samba-enredo “Brasiléia Desvairada: A Busca de Mário de Andrade Por Um País”.
A mostra fica disponível até 31 de maio. O museu-casa funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca.
Ver essa foto no Instagram