Elton John volta a criticar governo do Reino Unido por medidas de I.A

Essa não é a primeira crítica do cantor em relação ao assunto.

Elton John voltou a criticar os novos projetos do governo do Reino Unido em relação ao avanço da inteligência artificial. Em entrevista ao programa Sunday with Laura Kuenssberg, da BBC One, o músico britânico comentou sobre o assunto, declarando:

O governo está sendo um completo perdedor, e estou muito irritado com isso“. Atualmente, o país estuda autorizar empresas de tecnologias a utilizarem sem autorização obras protegidas por direitos autorais.

Na prática, há um movimento para flexibilizar as leis de direitos autorais para que desenvolvedores de IA treinem seus modelos com base em qualquer material em que tenham acesso legal. Paralelamente, o governo rejeitou propostas que exigiam que as impressas de inteligência artificial divulgassem o material criativo utilizado na criação de seus sistemas.

Vale lembrar que John ainda assinou junto a outros 400 artistas uma carta pedindo ao primeiro-ministro Keir Starmer que atualizasse os meios de proteção dos direitos autorais diante dos avanços tecnológicos. Entre outros nomes que também participaram da petição, estavam Paul McCartney, Dua Lipa, Ed Sheeran, Coldplay, entre outros.

Elton John x inteligência artificial

Em janeiro deste ano, Elton John saiu em defesa dos artistas frente às mudanças na lei de direitos autorais no Reino Unido.

Em entrevista ao jornal The Times, o dono de “Tiny Dancer” argumentou que “as engrenagens estão em movimento para permitir que empresas de IA passem por cima das leis tradicionais de direitos autorais que protegem o sustento dos artistas”.

“Isso permitirá que grandes empresas globais de tecnologia tenham acesso livre e fácil ao trabalho dos artistas para treinar suas inteligências artificiais e criar músicas concorrentes”, continuou. “Isso irá diluir e ameaçar ainda mais os lucros dos jovens artistas“, complementou ele.

O cantor ainda defendeu a criação de uma proteção robusta e cuidadosa de direitos autorais, que permita que os artistas recebam pelo trabalho árduo de suas músicas.”

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados