Samuel Rosa, 58, cantou e tocou por mais de duas horas, nesta sexta-feira (2), diante de um Espaço Unimed, em São Paulo, razoavelmente ocupado para o show de lançamento da turnê do novo álbum Rosa (2024), o primeiro da carreira solo.
A estreia foi abençoada pela presença de Jorge Ben Jor, 85, um dos maiores nomes da música brasileira, presente em um dos camarotes. O artista mineiro retribuiu o ilustre comparecimento, cantando “Oba, lá vem ela”, hit de 1970 do carioca.
Mas como foi o show em si? Pode-se dizer que Samuel Rosa e banda abriram mão de pouca coisa do que já vinham apresentando. Ou seja, a acomodação das novas faixas não obrigou mudanças bruscas no repertório, que continuou com muito Skank, além de algumas influências, como Os Paralamas do Sucesso (“Lourinha Bombril”) e Ira! (“Tarde Vazia”).
Das dez músicas do álbum Rosa, sete entraram: Me Dê Você, Aquela Hora, Tudo Agora, Flores da Rua, Segue o Jogo, Ciranda Seca e Rio Dentro do Mar. Ficaram de fora: Não Tenha Dó, Bela Amiga e Palma da Mão, as quais, decerto, logo devem ser testadas.
“Esse músico agora novato”, brincou Samuel Rosa sobre a fase atual. Depois de abrir com três das faixas fresquinhas, emendou “agora é hora de lembrar as velhinhas”, e o público delirou. Pouca gente sabia cantar as novas. Uma parte da plateia decorou o refrão do single “Segue o jogo”, que está tocando nas rádios, como a Alpha FM, desde junho.
A abertura com três novidades em sequência pavimentou o terreno para que Samuel empilhasse os sucessos do Skank para agitar a galera. “Ainda sou eu aqui gente”, voltou a brincar. A emoção, então, seguiu lá em cima, inabalada pelas outras faixas novas que entraram intercaladas. Rio Dentro do Mar, especialmente, mostrou bom potencial.
Setlist, banda e cenário
Setlist (pela ordem): Me Dê Você, Aquela Hora, Tudo Agora, Amores Imperfeitos, Três Lados, Vamos Fugir, Canção noturna, Ainda Gosto Dela, Flores da Rua, Balada do Amor Inabalável, Segue o Jogo, Jackie Tequila, Ciranda Seca, Te Ver, Acima do Sol, Lourinha Bombril, Oba, lá vem ela, Dois Rios, Sutilmente, Tarde Vazia, Saideira, Tão seu e Vou Deixar. BIS: Resposta, Rio Dentro do Mar, Tanto e Garota Nacional/Billie Jean.
Banda de Samuel Rosa: Doca Rolim (violão e guitarra), Alexandre Mourão (contrabaixo), Pedro Kremer (teclados), Marcelo Dai (bateria e percussão), Vinicius Augustus (saxofone), Pedro Mota (trompetes) e Pedro Aristides (trombone).
Cenário: a cenografia passou a sensação de novos ares, renovação, além de aspecto jovial, trazido pela técnica do desenho. O painel no fundo mostrava uma árvore, ladeada por escadas que levavam até o céu ou o paraíso. No teto, quatro medalhas penduradas exibiam desenhos de ondas, flores, mãos sobre as nuvens e um sol com rosto.