Nesta última quinta-feira (17), Eric Clapton participou do show em homenagem à Robbie Robertson, cantor e guitarrista da The Band, falecido em agosto de 2023. O “Life Is a Carnival: A Musical Celebration” aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, na icônica arena Kia Forum. Ainda, nomes como Van Morisson e Warren Hayes também fizeram seus shows em homenagem à Robertson.
Ao todo, a apresentação durou cerca de 5 horas. Enquanto a maioria dos artistas cantou entre uma e três canções da carreira de Robbie, com hits da The Band e se sua carreira solo, Clapton dominou o terceiro ato com cinco faixas. Por exemplo, o astro performou a música “The Shape I’m In”.
Van Morisson, por sua vez, entoou as canções “Tupelo Honey”, “Days Like This” e “Wonderful Remark”.
Além disso, o tributo contou com uma presença especial fora dos palcos. O famoso diretor de cinema Martin Scorsese ficou responsável pela filmagem do evento. Inicialmente, ele estava creditado apenas como produtor executivo da apresentação. De acordo com o produtor Scooter Weintraub em entrevista à Variety, Scorsese disse que não deixaria outra pessoa dirigir este filme-concerto.
“Nós sabíamos que Marty queria estar envolvido de várias maneiras diferentes, então a pergunta era, ele também que dirigir a apresentação? Depois de pensar um pouco sobre, ele disse: ‘Não vou deixar ninguém mais dirigir isto’.”
A relação entre Martin Scorsese e Robbie Robertson remonta há décadas. Inicialmente, o cineasta foi o responsável pelo longa “O Último Concerto de Rock”, de 1978, que registrou a apresentação final da The Band enquanto um quinteto. Nos anos seguintes, a dupla firmou uma parceria duradoura.
Aliás, Robertson criou a trilha sonora de filmes icônicos de Scorsese como “O Rei da Comédia” (1982), “Gangues de Nova York” (2002) e até o filme mais recente do diretor, “Assassinos da Lua das Flores” (2023).
Eric Clapton no Brasil
Antes de ingressar em sua pequena turnê pelos Estados Unidos, que finalizou com sua apresentação no tributo de Robbie Robertson, “Life Is a Carnival: A Musical Celebration“, no dia 17 de outubro, o astro passou pelo Brasil.
Após 13 anos, Eric Clapton voltou ao país no último mês de setembro acompanhado de Gary Clark Jr. como atração de abertura. Em suma, o icônico guitarrista tocou em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, onde performou em duas noites memoráveis. Isso porque, primeiro, realizou um espetáculo intimista na capital paulista, para cerca de 6 mil admiradores, na Vibra São Paulo. Depois, tocou para um Allianz Parque esgotado, cuja capacidade ultrapassa as 40 mil pessoas.
Aliás, em relação à apresentação no estádio, o repertório contou com 17 músicas. Apesar dos insistentes pedidos de “Layla”, o músico continuou com o “hiato” da canção, que já não aparece nos repertórios desde dezembro do ano passado. Nem mesmo tal ausência, ou de outras faixas como “Wonderful Tonight”, deixaram o dia menos especial. Ademais, Daniel Santiago, guitarrista brasileiro com quem já colaborou várias vezes, realizou uma participação especial no setlist.