Faustão passou por mais dois transplantes de órgãos entre os últimos dois dias. Na quarta-feira (6), o apresentador de 75 anos recebeu um transplante de fígado e na quinta (7), fez um retransplante renal. Os procedimentos aconteceram no hospital Albert Einstein, em São Paulo.
As informações foram confirmadas pela unidade de saúde em comunicado emitido à imprensa. Na nota, o hospital revela que Fausto Silva está internado desde 21 de maio, quando descobriu uma infecção bacteriana aguda com sepse.
Abaixo, leia na íntegra o boletim médico disponibilizado pelo Albert Einstein:
“São Paulo, 7 de agosto de 2025 – Fausto Silva está internado no Einstein Hospital Israelita desde o dia 21 de maio de 2025 devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse. Durante o período, passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional, para estabilização do quadro de saúde.
O paciente foi submetido a um transplante de fígado nesta quarta-feira, 6 de agosto, combinado a um retransplante renal, planejado há um ano, e realizado hoje, 7 de agosto. Os procedimentos ocorreram após o Einstein ser acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados por doador único.
Dr. Alvaro Pacheco e Silva Filho, nefrologista do Einstein Hospital Israelita; Dr. Marcelo Bruno de Rezende, cirurgião da equipe de transplante hepático do Einstein Hospital Israelita; Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Einstein Hospital Israelita; Dr. Eliezer Silva, diretor executivo de sistemas de saúde do Einstein Hospital Israelita.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b0f0e84207c948ab8b8777be5a6a4395/internal_photos/bs/2025/L/p/43OA9CQBemwWhU5VkCcQ/boletim.png)
A saúde de Faustão
Desde 2023, Fausto Silva tem voltado frequentemente ao hospital. Em agosto daquele ano, ele passou por uma cirurgia de transplante de coração. A rapidez no procedimento se deu pela piora em seu quadro clínico, que possibilitou a prioridade na fila.
“Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo”, afirmou, durante entrevista ao Uol Splash.
Posteriormente, Faustão retornou ao médico, mas de forma esperada. Na ocasião, repetiu alguns exames, entre eles biopsia. Como informado, estes exames seriam realizados durante o período de um ano para avaliar o funcionamento do órgão transplantado e os índices de rejeição.
Desde então, o apresentador também vinha fazendo diálise (procedimento que remove o excesso de líquido do corpo), pois estava com o rim prejudicado diante do problema de insuficiência cardíaca.
Então, em fevereiro de 2024, voltou a ficar em observação para um novo transplante, desta vez, de rim. Para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação, passou por uma embolização – procedimento em que o fluxo de sangue em uma parte do corpo é interrompido propositalmente.


