10 maiores franquias do cinema em bilheteria

Se tem uma coisa que Hollywood mais faz é produzir franquias do cinema de impacto. Desde adaptações do universo dos quadrinhos, até roteiros repletos de ação e suspense, o público acompanha por muitos anos os filmes de um mesmo universo. Mas quais são as 10 maiores franquias do cinema? Pensando em termos de bilheteria, a Alpha separou uma lista, baseando-se nas informações do portal IMDb.

É importante ressaltar que os números levam em conta somente as bilheterias dos Estados Unidos e do Canadá. No entanto, as informações são ótimos termômetros para levarmos em conta as produções que chegaram em outros países com força total. Assim sendo, confira a lista completa:

Universo Cinematográfico da Marvel (U$ 11 bilhões nos EUA e Canadá)

Começamos logo com o pé na porta! O universo dos quadrinhos da Marvel mudou a história do cinema com o lançamento de “Homem de Ferro”. A partir dali, todo um multiverso foi criado, em que tivemos o cruzamento de super-heróis como o Capitão América, Homem – Aranha, Hulk e o Thor.

Star Wars (U$ $5,1 bilhões nos EUA e Canadá) 

Outra série de filmes que mudou o rumo da sétima arte! George Lucas trouxe efeitos visuais de outro nível nas primeiras produções de Guerra nas Estrelas. Além disso, até hoje, uma das maiores reviravoltas permanece conhecida pelo público até hoje.

Disney: Live Actions (U$ 3,4 bilhões nos EUA e Canadá) 

Os live-actions da Disney também tornaram-se uma máquina de fazer dinheiro. Em suma, as grandes animações do século passado chegaram às telonas em novos formatos. Aladdin, por exemplo, foi um sucesso de público, colocando Will Smith como o eterno Gênio da Lâmpada.

Homem – Aranha (U$ 3,3 bilhões nos EUA e no Canadá)

Um personagem da Marvel tem uma franquia de sucesso. Por conta da briga de direitos autorais com a Sony, já tivemos 3 atores diferentes interpretando Peter Parker. Além disso, a franquia foi para o lado das animações, trazendo Miles Morales como protagonista.

Mundo Bruxo de J.K Rowling (U$ 2,8 bilhões nos EUA e no Canadá)

O universo criado por J.K Rowling foi um fenômeno tanto no ramo da literatura quanto do cinema! Harry Potter, em sombra de dúvidas, é uma das maiores franquias do cinema e uma das melhores adaptações literárias. Só da franquia principal foram 8 filmes, que depois levaram à franquia “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.

Universo Extendido da D.C Comics (U$ 2,7 bilhões nos EUA e no Canadá)

Na mesma onda da Marvel, a D.C. Comics trouxe para as telonas os personagens mais marcantes do seu universo. Aliás, tivemos produções grandes como Aquaman, Liga da Justiça, Batman vs Superman e Mulher-Maravilha

Batman (U$ 2,7 bilhões nos EUA e no Canadá) 

O Homem-Morcego precisava de uma aba dedicada somente a ele! Apesar dele fazer parte do universo extendido da D.C Comics, as produções estrearam no cinema há muito mais tempo. Contudo, Michael Keaton, George Clooney e Christian Bale são alguns dos atores que deram a vida ao herói mascarado.

James Bond (U$ 2,27 bilhões nos EUA e no Canadá)

007 é um clássico! O agente secreto sempre traz reviravoltas impressionantes e tramas mirabolantes em suas produções.

Jurassic Park (U$ 2,26 bilhões nos EUA e no Canadá)

A franquia Jurassic Park é uma série de filmes de ficção científica americana baseada na série de romances de Michael Crichton. A franquia começou em 1993 com o lançamento do filme Jurassic Park e desde então se expandiu para incluir seis filmes, uma série de animação e numerosos videogames. Além disso, seguimos aventuras de um grupo de pessoas que visitam parques temáticos pré-históricos habitados por dinossauros clonados.

Velozes e Furiosos (U$ 2 bilhões nos EUA e no Canadá) 

Velozes e Furiosos é uma franquia de filmes de ação americana que começou em 2001. Em suma, a franquia desde então se expandiu para incluir onze filmes, duas séries de curtas-metragens, uma série de televisão e um parque temático.

Leia também: Scorpions vai ganhar uma cinebiografia. Confira detalhes!

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados