Dia do Cinema Nacional: 10 filmes brasileiros para relembrar

O Dia do Cinema Nacional é celebrado no Brasil em 19 de junho. Esta data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Mazzaropi, um dos mais populares e icônicos atores do cinema brasileiro, conhecido por suas comédias caipiras. A data foi instituída pela Lei nº 12.859, de 2013, visando promover e valorizar o cinema nacional, além de conscientizar o público sobre a importância da produção cinematográfica brasileira. Assim sendo, confira a lista da Alpha de 10 filmes brasileiros para relembrar:

Central do Brasil 

“Central do Brasil” é um filme brasileiro lançado em 1998, dirigido por Walter Salles. Ele conta a história de Dora, uma ex-professora que trabalha na estação Central do Brasil no Rio de Janeiro, escrevendo cartas para pessoas analfabetas. O filme aborda temas como redenção, solidariedade e a busca por identidade.

Cidade de Deus 

“Cidade de Deus” é um filme brasileiro lançado em 2002, dirigido por Fernando Meirelles e co-direção de Kátia Lund. No entanto, o filme retrata a vida na favela Cidade de Deus, localizada no Rio de Janeiro, desde o final dos anos 1960 até os anos 1980.

Tropa de Elite 

“Tropa de Elite” é um filme brasileiro lançado em 2007, dirigido por José Padilha. Em suma, o filme traz fatos e retrata a história de um grupo de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, conhecido por suas táticas rigorosas de combate ao crime.

Lisbela e o Prisioneiro 

Mais um clássico, ademais, da lista do Dia do Cinema Nacional! A história gira em torno de Lisbela, uma jovem sonhadora interpretada por Débora Falabella, e Leléu, um mulherengo charmoso interpretado por Selton Mello. Leléu é um aventureiro que se envolve com várias mulheres, até conhecer Lisbela, por quem se apaixona. Porém, ele guarda um segredo que pode comprometer o relacionamento dos dois.

Que Horas Ela Volta 

“Que Horas Ela Volta?” é um filme brasileiro lançado em 2015, dirigido por Anna Muylaert. O filme aborda questões sociais e de classe. Além disso, o roteiro explora as relações humanas em uma casa de classe alta em São Paulo.

O Auto da Compadecida 

“O Auto da Compadecida” é um marco do cinema brasileiro! Com direção de Guel Arraes, o filme se inspira na obra homônima de Ariano Suassuna, um dos grandes escritores e dramaturgos brasileiros.

Carandiru 

“Carandiru” é um filme brasileiro lançado em 2003, dirigido por Hector Babenco. O filme é baseado no livro “Estação Carandiru”, que por sua vez relata as experiências do médico Drauzio Varella ao trabalhar como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru.

Estômago 

Adaptação do conto “Presos pelo Estômago”, de Lusa Silvestre, chegou aos cinemas com a direção de Marcos Jorge.

Meu Pé de Laranja Lima 

Zezé é um garoto muito imaginativo, mas também muito solitário, que encontra consolo em seu mundo imaginário e em seu diário, onde descreve suas aventuras e tristezas. Ele desenvolve uma relação especial com um pé de laranja-lima no quintal de sua casa, que se torna seu confidente. Além disso, com o tempo, ele forma um vínculo especial com o senhor Portuga, um homem idoso e solitário que se torna uma figura paterna para ele.

Minha Mãe É Uma Peça 

Para encerrar a nossa lista do Dia do Cinema Nacional! O roteiro tirou inspiração da peça de teatro homônima também protagonizada por Paulo Gustavo, que se tornou um sucesso de público nos palcos brasileiros. A história gira em torno de Dona Hermínia, uma mulher de meia-idade, mãe de dois filhos, que se sente abandonada quando eles saem de casa para seguir suas vidas.

Leia também: A Mulher no Lago: série da Apple TV + ganha primeiro trailer

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados