O livro é sempre melhor que o filme? Essa é a pergunta que muitos leitores se fazem ao assistir adaptações cinematográficas de obras conhecidas da literatura. Para quem adora os detalhes que somente os livros podem trazer, é claro que vai sentir falta de diversas coisas nas versões de 2 horas dos filmes. No entanto, muitos filmes ganharam tanto sucesso, que tornaram-se mais conhecidos que os próprios livros. Pensando nisso, a Alpha separou uma lista de filmes que são adaptações literárias e você provavelmente não sabia. Assim sendo, confira a seleção completa:
O Diabo Veste Prada (2006)
Quem não conhece este clássico dos anos 2000? Em “O Diabo Veste Prada”, conhecemos a jornalista recém-formada Andy, que precisa desesperadamente de um emprego. Apesar de seu pouco conhecimento na área da moda, ela consegue uma vaga como assistente da editora chefe da revista Runway, Miranda. Contudo, ela precisa aprender a se adaptar a este universo. O livro, aliás, que inspirou o longa-metragem é de autoria de Lauren Weisberger.
Assassinos da Lua das Flores (2024)
Indicado ao Oscar 2024 na categoria Melhor Filme, “Assassinos da Lua das Flores” retrata a questão indígena nos Estados Unidos. Martin Scorsese fez uma adaptação longa, com mais de 3 horas de duração, com base no livro-reportagem de mesmo nome.
Forrest Gump- O Contador de Histórias (1994)
Todo mundo lembra da atuação marcante de Tom Hanks no clássico “Forrest Gump – O Contador de Histórias”. Conhecemos um retrato dos Estados Unidos na década de 60, e mais ainda, as consequências sociais da Guerra do Vietnã. O romance, de Winston Groom, foi publicado inicialmente em 1986.
O Regresso (2015)
O filme que rendeu ao ator Leonardo DiCaprio o Oscar de Melhor Ator! Com direção de Alejandro González Iñárrit, conhecemos a história de caçadores, durante o século XIX. Eles precisam desbravar territórios novos nos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável e feras selvagens. Esta história já foi adaptada para diversos formatos, alguns dos mais conhecidos são o poema “The Song of Hugh Glass” (1915), o livro “Lord Grizzly” (1954) e o faroeste Fúria Selvagem (1971) são algumas das versões mais conhecidas
A Pele Que Habito (2011)
Último item, ademais, da lista de filmes que são adaptações literárias e você provavelmente não sabia! O diretor espanhol Pedro Almodóvar é conhecido por diversas obras, mas “A Pele Que Habito”, sem sombra de dúvidas, marcou a sua filmografia e a história do cinema. Apesar de não ter o mesmo nome, o livro que inspirou o roteiro é “Tarântula”, de Thierry Jonquet.