Freddie Mercury completaria 78 anos de idade nesta quinta-feira, dia 5 de setembro. O astro da banda de rock Queen morreu em novembro de 1991, em decorrência de uma broncopneumonia, acarretada pelo vírus HIV.
Sobretudo, o legado do artista, juntamente ao do grupo musical, permanece vivo até hoje, seja através dos hits disponibilizados ao longo de duas décadas de carreira, ou mesmo do encontro com os fãs do mundo inteiro por meio de performances ao vivo inesquecíveis.
Assim sendo, relembre:
4 performances memoráveis de Freddie Mercury
Live Aid – 1985
Não há como falar de Freddie Mercury e Queen sem mencionar a gigante apresentação realizada no Live Aid, em 1985. O evento, promovido no estádio Wembley, no Reino Unido, contou com diversos outros nomes de peso, mas teve nos donos de “Bohemian Rhapsody” um dos pontos altos de toda a programação.
Ademais, o espetáculo ganhou tanta importância para o grupo que acabou resultando na criação de um filme próprio, intitulado com o nome da faixa citada acima. Na obra, são contados curiosidades e cenas de bastidores.
Rock in Rio – 1985
Aliás, no mesmo ano, o cantor britânico ainda ficaria responsável por subir ao palco de outra mega estrutura. Assim, Mercury e companhia se eternizaram na história do Rock in Rio por integrarem o time de atrações da primeira atração do festival.
Além de transformarem o evento em uma espécie de show solo, a performance na Cidade do Rock igualmente ficou marcada por uma lenda de que Freddie teria quebrado o camarim momentos antes de iniciar a apresentação.
Wembley Stadium – 1986
Novamente no Wembley Stadium, eles promoviam a última turnê, intitulada “Magic Tour”. Assim, tocaram ao todo 28 faixas, incluindo os maiores hits, como “Radio Gaga”, “We Will Rock You”, “Love of My Life”, “We Are the Champions”, entre diversos outros.
Sobretudo, o concerto rendeu outros projetos extras, incluindo um DVD e um álbum ao vivo dos sons produzidos na arena.
Knebworth House – 1986
No dia 9 de agosto de 1986, há exatos 38 anos, o Queen realizava o seu último show com Freddie Mercury nos vocais. Como encerramento da turnê “Magic”, a apresentação histórica aconteceu no espaço ao ar livre Knebworth House, em Hertfordshire, na Inglaterra, contando com a presença de aproximadamente 120 mil fãs.
Mesmo não existindo uma gravação completa, boa parte do show ganhou um registro em áudio no disco ao vivo “Live Magic”. “One Vision”, “Tie Your Mother Down”, “Another One Bites the Dust” e outras canções do tracklist saíram diretamente do concerto final.