Cerca de 50 mil pessoas lotaram o Allianz Parque na noite desta sexta-feira (11) para o primeiro show em São Paulo da turnê “Tempo Rei”, última do cantor e compositor Gilberto Gil, 82. Serão mais três apresentações na capital paulista nos dias 12 (esgotado), 25 (ingressos disponíveis) e 26 (esgotado) deste mês.
Depois de passar pelas calorosas cidades de Salvador e do Rio de Janeiro, Gil chegou à fresca “Sampa”, como gosta de dizer, e ofereceu uma manta musical reconfortante aos paulistanos. O show, previsto para começar às 20h, atrasou um pouco.
As luzes se apagaram, as propagandas comerciais cessaram e, às 20h45, o cantor entrou no palco tranquilo, vestindo um belo bordado branco com um holofote também branco em sua direção, dando um ar de santidade ao humano ícone da MPB.
Dali por diante, foram cerca de 2h30 de música quase que de forma ininterrupta, com pouca conversa. As breves interrupções serviam para Gilberto Gil exaltar a própria banda, especialmente, nos solos dos músicos. Ao todo, 16 instrumentistas e cantores acompanhavam o artista, boa parte deles da grande família de Gil.
O repertório com pouco mais de 30 canções evidenciava o que a versão brasileira da revista Rolling Stone chamou de “fantástica fábrica musical” de Gilberto Gil na edição de outubro de 2008. Teve de tudo um pouco: MPB, samba, axé, pop, reggae, rock e até funk.
MC Hariel, funkeiro paulistano de 27 anos, foi um dos convidados da noite. Hariel curvou-se à lenda e dividiu os microfones na canção “A Dança”, uma parceria dos dois lançada no ano passado. A outra aparição surpresa foi de Flor Gil, uma das netas do artista, de só 16 anos, que cantou junto com o avô a faixa “Refazenda”.
Gilberto Gil tem mantido todo ou mudado muito pouco o repertório da turnê, concentrando as variações nas participações especiais (veja abaixo o setlist). Mostrando boa forma física, Gil só foi se sentar na 21ª música, apoiando o violão em uma das pernas para tocar “Se eu quiser falar com Deus”, “Drão”, “Estrela” e “Esotérico”.
Foi uma noite especial com gente de todas as idades nas pistas, arquibancadas e camarotes. Em dado momento, o público gritou “Gil, eu te amo”, ao que o artista respondeu: “é recíproco”.
Setlist completo
- Palco
- Banda um
- Tempo rei
- Aqui e agora
- Eu só quero um xodó
- Eu vim da Bahia
- Procissão
- Domingo no parque
- Cálice
- Back in Bahia
- Refazenda, com Flor Gil
- A Dança, com MC Hariel
- Refavela
- Não chore mais
- Extra
- Vamos fugir
- A novidade
- Realce
- A gente precisa ver o luar
- Punk da periferia
- Extra II (O rock da segurança)
- Se eu quiser falar com Deus
- Drão
- Estrela
- Esotérico
- Expresso 2222
- Andar com fé
- Emoriô / Dia da caça
- Funk-se quem puder/Aquele Abraço
BIS
- Esperando na janela
- Toda menina baiana