Com o anúncio dos indicados ao Oscar, Greta Gerwig mais uma vez se destacou no cenário cinematográfico. A cineasta tornou-se a primeira da história a ter seus três primeiros filmes indicados ao prêmio de Melhor Filme. “Barbie“, seu projeto mais recente, juntou-se aos aclamados “Lady Bird – A Hora de Voar” (2017) e “Adoráveis Mulheres” (2019) na prestigiada lista.
Greta Gerwig is making history. Congratulations to our phenomenal director on becoming the first filmmaker to have their first three features nominated for Best Picture at the Academy Awards®. #BarbieTheMovie pic.twitter.com/sPyfUTv0R6
— Barbie Movie (@barbiethemovie) January 31, 2024
Contudo, apesar desse feito, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deixou Gerwig de fora da categoria de Melhor Direção nesta edição da premiação, o que gerou controvérsia. Além das controvérsias relacionadas às indicações, Gerwig e seu marido, Noah Baumbach, têm uma parceria tanto pessoal quanto profissionalmente notável. Seu último projeto conjunto, “Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, recebeu elogios e sucesso de bilheteria.
Apoio de Ryan Gosling à Greta Gerwig
Ryan Gosling, que interpreta Ken em “Barbie”, criticou a ausência de Margot Robbie, que deu vida à Barbie, e de Greta Gerwig entre os indicados ao Oscar. Assim, apesar de se declarar “extremamente honrado” por ser indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, Ryan mostrou-se decepcionado por Margot e Greta não estarem entre as indicações das demais categorias.
A princípio, em entrevista à Variety, Ryan afirmou: “Eu editei bastante essa declaração. Acho que se eu disser mais alguma coisa sobre isso, vou basicamente colocar uma viseira [em alusão ao personagem Ken] e começar a desafiar as pessoas para um duelo na praia de Malibu. Em termos de reação das pessoas, o filme continua a provocar conversas em todas as camadas. Continua proporcionando esse diálogo. É o poder deste filme. Eu acho desafiador achar um comparativo com qualquer outra coisa. Mas é mais um motivo que prova que é mais do que um blockbuster de verão. É uma obra-prima de arte. Foi isso que Greta e Margot criaram”.
Leia também: Nasce Uma Estrela: Adele quase pegou o papel de Lady Gaga