Há 55 anos, o homem chegava à Lua. Confira 3 músicas para celebrar a data

20 de julho de 1969. A data marca um momento histórico para toda humanidade: o dia em que o homem chegou à Lua.

A missão, batizada de “Apollo 11”, ficou encarregada por três astronautas norte-americanos: Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong, que se tornou o primeiro a descer do módulo e caminhar em solo lunar. Neste momento, surgiu a famosa frase (via Gov. Federal): “esse é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”.

Aliás, a cena ficou registrada não só na memória dele, mas das pessoas que assistiam a transmissão ao vivo pela televisão.

Então, a bandeira do Estados Unidos foi fincada, junto de uma placa, com a mensagem: “Aqui, homens do planeta Terra, pela primeira vez, colocaram os pés na Lua – julho de 1969, A.D. Viemos em paz por toda humanidade.”

Hoje, 20 de julho de 2024, completa 55 anos deste ocorrido. De lá para cá, diversas outras viagens já aconteceram – incluindo por outros países. A conquista mais recente se deu em 2023, com a notícia de que seria realizado o primeiro envio de um homem negro e de uma mulher à Lua.

Sobretudo, como parte das celebrações do feito, confira como o mundo da música também se inspirou na missão Apollo 11 para criar composições históricas:

Há 55 anos, o homem chegava à Lua. Confira 3 músicas para celebrar a data

  • “Space Oddity” – David Bowie

Lançada no mesmo ano da chegada do homem à Lua, “Space Oddity”, de David Bowie, conta justamente o acontecimento, mas de forma lúdica.

Então, é contada a história do astronauta Tom, que está em uma missão espacial. A canção se inicia com ele ainda dentro da capsula, com uma contagem regressiva para dar o primeiro passo em solo lunar. Contudo, a caminhada não sai como o planejado e Tom se vê a cem mil milhas da espaçonave. “Aqui estou flutuando em volta da minha lata. Bem acima da lua. A Terra é azul e não há nada que eu possa fazer…”

  • “Walking on the Moon” – The Police

A expressão de “estar com a cabeça na Lua” é usada na composição de “Walking on the Moon”, da banda The Police. Sobretudo, o videoclipe da música contém diversas referências espaciais, tendo como cenário o Kennedy Space Center, na Flórida. Ademais, as cenas ainda se intercalam com filmagens da Nasa, aprimorando ainda mais o conceito lunático da obra.

  • “Whitey on the Moon” – Gil Scott-Heron

Gil Scott-Heron também quis referenciar a missão Apollo 11 em sua discografia, mas fez isso em forma de crítica. Isso porque “Whitey on the Moon” escancara a desigualdade social e de gênero, declarando nos versos da obra: “Eu não posso pagar contas médicas, mas o branco está na Lua”.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados