As tempestades de verão sempre fazem um grande estrago durante os meses de dezembro e janeiro. Neste domingo (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novamente um alerta para temporais. A escala vai de amarelo até vermelho, e agora 10 estados brasileiros estão com uma notificação laranja, enquanto 11 estão no amarelo.
Os estados com alerta laranja são os seguintes: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. No entanto, as unidades da federação que estão em amarelo são: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Roraima, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina e Tocantins.
Tempestades em São Paulo
O estado de São Paulo está sendo atingido por tempestades desde a última sexta-feira (19). Por conta disso, quatro pessoas morreram e 506 estão desabrigadas. Conforme boletim da Defesa Civil, as cidades de Socorro e Sorocaba foram as mais afetadas, e decretararam situação de emergência. Entretanto, segundo ainda a corporação, a expectativa para esta segunda-feira (22) é que as chuvas diminuam, mas a terça-feira (23) já tem expectativa de temporal.
O problema persiste desde o início do mês de janeiro. Por exemplo, na segunda semana do mês, o Parque Ibirapuera ficou fechado por um dia devido às fortes chuvas. A estrutura metálica que estava na Marquise do parque caiu e quatro pessoas ficaram feridas. Além disso, o transporte público também foi afetado, já que a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM teve parte do telhado arrancado. Uma das plataformas, inclusive, ficou completamente interditada.
Segundo a Defesa Civil, o estado registrou 300 quedas de árvores só em um dia, sendo 200 somente na capital paulista. A Zona Sul, região mais atingida, registrou ventos de 77km/h.
Leia também: Parque Ibirapuera permanece fechado após chuvas fortes