No fim de 2024, Nicko McBrain anunciou que não irá mais se apresentar ao vivo com o Iron Maiden. O último show do grupo com ele na bateria aconteceu no Allianz Parque, em São Paulo, e, agora, o músico apenas participará das gravações em estúdio.
A decisão, contudo, levou em conta problemas de saúde sofridos por McBrain. Em 2023, o baterista sofreu um pequeno derrame, que o deixou parcialmente paralisado do lado direito, do ombro para baixo.
Com o baque da notícia, o baixista Steve Harris revelou recentemente que o Iron Maiden pensou em se aposentar em decorrência da saúde de Nicko. Em entrevista com a Rock Candy, Harris disse (via NME):
“Para ser sincero, não tínhamos escolha e tivemos que fazer a mudança depois que Nicko passou por problemas de saúde. Era o que era, e tínhamos que decidir se queríamos continuar ou não.”
Ele continuou: “Obviamente, tínhamos uma turnê marcada na época em que aconteceu, e todos nós queríamos continuar. Mas, no final das contas, depois de tudo isso, foi decisão do Nick se afastar, e todos nós respeitamos o fato de ele ter decidido fazer isso.”
Agora, quem comanda as baquetas nos shows do Iron Maiden é Simon Dawson. A novidade chegou pelas redes sociais do conjunto, por meio de um comunicado. Assim, escreveram:
“Com a conclusão da The Future Past Tour após 81 shows para mais de 1,4 milhão de fãs, de Liubliana ao Vale de Coachella e da Austrália Ocidental a São Paulo, o Iron Maiden tem o prazer de anunciar que, em 2025, assumirá o comando um nome familiar para muitos de nossos fãs: Simon Dawson, ex-baterista de estúdio e parceiro de Steve na seção rítmica nos últimos 12 anos com a British Lion.”
Ver essa foto no Instagram


