Jodie Foster: atriz que busca terceiro Oscar começou aos 2 anos

A atriz e diretora americana Alicia Christian Foster, conhecida como Jodie Foster, 61, vai em busca da terceira estatueta de Oscar na noite deste domingo (10). Ela venceu duas vezes na categoria de “Melhor Atriz” antes dos 30 anos pelos papéis em Acusados (1988) e O Silêncio dos Inocentes (1991).

Desta vez, a disputa não é pela atuação principal, mas de coadjuvante no longa-metragem Nyad. Foster interpreta Bonnie, técnica e amiga da nadadora Diana Nyad (Annette Bening, que concorre em “Melhor Atriz”).

O filme se baseia na história real da atleta que nadou a travessia entre Cuba e a Flórida, nos Estados Unidos, em 2013. Ou seja, mais de 160 quilômetros em quase 54 horas sem parar. A produção cinematográfica está disponível na Netflix.

Conheça o início da trajetória de Jodie Foster

A carreira de Jodie Foster na frente das câmeras começou cedo – bem cedo. Aos 2 anos de idade, ela já participava de comerciais de televisão. Mas não demorou para que virasse uma atriz mirim. Aos 6 anos, debutou na série de TV Mayberry R.F.D. (1968).

O primeiro grande salto na carreira, porém, ocorreu em 1975. Aos 12 anos, a atriz foi chamada para fazer o papel de uma protistuta no aclamado filme Taxi Driver (1976). Em entrevista à OK! Magazine no ano de 2021, ela contou que, por ser muito jovem, teve que passar por testes psicológicos para checar se estava preparada.

A interpretação da prostituta Iris Steensma, de fato, aconteceu e rendeu uma indicação ao Oscar na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante”, posição a qual retorna 48 anos depois.

Em 1985, Jodie Foster se formou em Literatura Inglesa na Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos. Seguiu como atriz nas décadas seguintes até que, em 2010, resolveu se concentrar no ofício de cinesta.

Dirigiu os filmes Um Novo Despertar (2011) e Jogo do Dinheiro (2016), além de episódios para três séries da Netflix: Orange Is the New Black, House of Cards e Black Mirror.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados