Joni Mitchell será homenageada no Juno Awards, premiação musical que honra cantores e músicos canadenses.
Em 29 de março de 2026, a lendária artista receberá o prêmio pelo conjunto da obra, ou seja, pelos feitos conquistados durante os mais de 50 anos de carreira na indústria sonora. Assim, Mitchell se tornará a terceira pessoa a ter a honraria, precedendo o executivo Pierre Juneau (1989) e Anne Murray (2025).
“A distinção reconhece as contribuições artísticas excepcionais de Joni Mitchell e seu impacto duradouro na cultura musical global”, declarou o Juno Awards em um comunicado. “Mitchell, quatro vezes vencedora do Juno Award e Companheira da Ordem do Canadá , será homenageada por sua arte inovadora que inspirou gerações de criadores em diversos gêneros.”
Aliás, os organizadores do evento confirmaram que a cantora estará presente na cerimônia de 2026. Por conta de problemas de saúde, ela raramente faz grandes aparições públicas. Como exemplo, não conseguiu comparecer à premiação do SOCAN Awards, em Toronto, e recebeu a homenagem em casa, em Los Angeles.
Joni Mitchell no Grammy Awards 2024
Pode-se dizer que uma das últimas apresentações icônicas de Joni Mitchell aconteceu no palco do Grammy Awards em 2024. Na ocasião, foi a primeira apresentação dela na premiação em questão. A canção escolhida para marcar este momento foi “Both Sides Now“.
Além disso, a Academia também exaltou a artista com um dos títulos mais relevantes do evento, o prêmio de Personalidade do Ano. Esta gratificação é baseada não apenas na música dela, mas também em sua contribuição política para a sociedade.


