Em comemoração aos 60 anos da Jovem Guarda, que estreou em 22 de agosto de 1965, a Som Livre lançou uma novidade em celebração ao aniversário. Nesta sexta-feira, a gravadora disponibilizou seis álbuns remasterizados de Erasmo Carlos, um dos grandes nomes deste movimento cultural e musical.
Assim, já está disponível nas plataformas digitais os clássicos “A Pescaria”, “Você Me Acende”, “Erasmo Carlos 1967”, “O Tremendão”, “Erasmo 1968” e “Erasmo Carlos e os Tremendões”. As edições contam com curadoria de Marcelo Froes e engenharia de som de João Antonio Franz.
Abaixo, veja com exclusividade a capa dos discos:
O objetivo da ação, segundo a Som Livre, é aproximar o legado da Jovem Guarda com outras gerações. Promovendo a campanha, Arnaldo Antunes, grande nome da MPB, escreveu uma carta exaltando o movimento, bem como as obras do saudoso “Tremendão”:
“[…] O relançamento dos álbuns de Erasmo dessa fase nos dá uma noção precisa do quanto sua produção inaugural já trazia o brilho da imensa contribuição de toda sua obra para a nossa música popular.”
- Leia também: Novo disco de Arnaldo Antunes terá músicas com Marisa Monte, Erasmo Carlos e David Byrne
Sobre a Jovem Guarda
A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro que surgiu na década de 1960, influenciado pelo rock and roll internacional e caracterizado por um estilo musical próprio, além de influenciar a moda e os costumes da juventude da época. O programa de televisão homônimo, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, foi um dos principais veículos de divulgação do movimento.


