O Radiohead vai retornar aos palcos em breve. Nesta quarta-feira (3), a banda anunciou uma série de shows para dezembro deste ano, marcando o primeiro encontro ao vivo com os fãs desde 2018.
Ao todo, a série de apresentações conta com 20 datas e foca em regiões da Europa. O início acontece com uma rodada de quatro espetáculos na Movistar Arena, em Madrid, entre os dias 4, 5, 7 e 8 de novembro. As últimas apresentações estão marcadas para os dias 8, 9, 11 e 12 de dezembro, na Uber Arena, em Berlim, na Alemanha. Neste meio tempo, eles passarão por locais como Itália, Londres e Dinamarca.
No Instagram da banda, o baterista Philip Selway escreveu: “No ano passado, nos reunimos para ensaiar, só por diversão. Depois de uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se arraigou profundamente dentro de nós cinco.”
Ele continuou: “Também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos, então esperamos que você possa comparecer a um dos próximos shows. Por enquanto, serão apenas esses, mas quem sabe aonde tudo isso vai dar.”
Ver essa foto no Instagram
Radiohead já vinha instigando retorno
Durante conversa com o Hay Festival Querétaro, transcrita pela NME, Colin Greenwood revelou que a banda se reuniu para ensaios. O baixista afirmou:
“Fizemos alguns ensaios há cerca de dois meses em Londres, só para tocar as músicas antigas. E foi muito divertido, nos divertimos muito.”
A notícia surpreendeu os fãs visto que, em maio de 2024, o guitarrista Jonny Greenwood deixou claro que cada integrante optou por priorizar suas respectivas carreiras solos. À época, ao The Guardian, destacou:
“Bem, o The Smile [sua banda com Thom Yorke] está em turnê, Ed [O’Brien] está fazendo outro disco solo, Colin [Greenwood] está tocando baixo com Nick Cave, então muita música está sendo feita. Ainda estamos conversando o tempo todo, só precisamos nos organizar e marcar com antecedência. Nunca fui muito bom nisso. Estou muito ocupado em estúdio.”
Sobretudo, em 2023, Philip Selway já comentava sobre o possível retorno do Radiohead. Durante uma transmissão, ele disse:
“O último show que fizemos foi em 2018, mas estamos voltando a esse ponto agora. Há algo particular nesse relacionamento — esse relacionamento criativo e pessoal — na verdade, você não consegue em nenhum outro lugar. Estamos todos voltando a esse ponto agora de pensar, ‘certo, passamos por uma pausa e é isso’. Agora parece que devemos mergulhar de volta e realmente explorar e ver em que outras direções isso pode nos levar.”


