O Ministério da Justiça, por meio da Secretária Nacional do Consumidor, prorrogou a portaria que prevê a distribuição de água gratuita em festivais e shows no Brasil. Assim, a medida segue até o fim de 2024.
Sobretudo, a decisão acontece em vista da onda de calor e, ao mesmo tempo, a baixa umidade vivida recentemente no país. Conforme informa o texto, a portaria vale por 120 dias, terminando, assim, perto do Natal.
Fora os grandes festivais de música e shows nacionais e internacionais, a distribuição de água potável e gratuita deverá acontecer em qualquer outro evento grande, como, por exemplo, jogos de futebol.
Assim sendo, as produtoras destes eventos terão que instalar “ilhas de hidratação” para que o público possa encher as garrafas de forma gratuita. Ademais, estas estruturas devem ficar em “regiões estratégicas” para o fácil acesso. Por fim, o texto ainda determina que exista “espaço físico e estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo”.
Água gratuita em grandes eventos foi imposta em 2023
Em 2023, a Secretaria Nacional do Consumidor publicou pela primeira vez a portaria que obriga grandes eventos, como shows e festivais, a distribuírem água de graça ao público. A decisão aconteceu após a morte da estudante Ana Benevides, que passou mal durante uma apresentação da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro. Na ocasião, fazia forte calor, com termômetros marcando 39,1°C – além da sensação térmica ultrapassando a marca de 40°C.
Ademais, outros fãs presentes no espetáculo relataram a dificuldade para ter acesso a copos d’água, além dos preços abusivos cobrados pelo produto dentro do estádio. Diversas outras pessoas também passaram mal e precisaram de atendimento médico.
Nos shows seguintes, o calor ainda castigava e a equipe da popstar decidiu cancelar uma data afim de preservar a segurança de todos.