O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, será lembrado na condição de feriado nacional pela primeira vez neste ano. O Congresso aprovou em definitivo um projeto de lei sobre o tema no fim de 2023. Por aquela altura, seis estados, incluindo São Paulo, e 1,2 mil municípios brasileiros já consideravam a data como feriado.
O 20º dia de novembro é não só Dia da Consciência Negra, mas também Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares. Antes de uma celebração, a data é um marco de luta contra o racismo, conforme representantes do movimento negro. Serve ainda para lembrar as contribuições de africanos e afrodescentes para a cultura nacional.
Por isso, ao longo deste mês, a Alpha FM prepara uma agenda especial de eventos com protagonismo negro e a temática do racismo e da resistência ao preconceito. Para começar, deixamos aqui quatro sugestões de peças de teatro em cartaz na cidade de São Paulo.
Exílio: notas de um mal-estar que não passa
Onde: Teatro Raul Cortez (Sesc 14 Bis). Data: até 10/11. Ingressos: link.
Sinopse: “Tendo como motivação a reflexão sobre as relações sociais representadas pelos personagens originais do enredo para então, a partir disso, reescrevê-las sob a ótica das teorias pós-coloniais, do conceito de amefricanidade, dos fundamentos da negritude e da produção e ocupação negra no campo hegemônico das artes contemporâneas.”
*O Coletivo Legítima Defesa criou o espetáculo a partir de textos de Abdias do Nascimento (1914-2011), fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN), e Augusto Boal (1931-2009), dramaturgo que teorizou o Teatro do Oprimido.
Ray – Você Não Me Conhece
Onde: Teatro B32. Data: até 14/12. Ingressos: link.
Sinopse: Uma das grandes lendas da música, Ray Charles (1930-2004) virou tema de um musical. O espetáculo “Ray – Você Não Me Conhece” se baseia no livro de mesmo nome escrito pelo filho mais velho do artista, Ray Charles Robinson, Jr. O público poderá ter acesso à vida particular do músico e recordar os maiores sucessos do pianista genial, como “Georgia On My Mind” e “Hit The Road Jack”.
Alforrias de Papel
Onde: Teatro Cacilda Becker. Data: até 10/11. Ingressos: link.
Sinopse: O espetáculo joga luz sobre a relação entre o imigrante português João Romão e a escrava alforriada Bertoleza, dois personagens do livro “O Cortiço”, do romancista Aluísio Azevedo (1857-1913). Desse modo, a peça mergulha nas contradições sociais, mostrando que a exploração e opressão do fim do século XIX persistem até hoje de alguma forma.
Tá Pra Vencer
Onde: Sesc Ipiranga. Data: até 21/11. Ingressos: link.
Sinopse: “Três amigos preparam uma festa de aniversário surpresa para um quarto amigo que está sempre atrasado e que sofre por excesso de trabalho. Enquanto organizam, lamentam a situação e compartilham experiências profissionais com um motoboy evelando contradições, medos e angústias, sem enxergar a exaustiva jornada de trabalho daquele que lhes faz as entregas para a comemoração”.