Morrissey decidiu resgatar um clássico do The Smiths em seu primeiro show de 2026. Realizado em 10 de janeiro, em Oklahoma, nos Estados Unidos, o músico incluiu “Paint a Vulgar Picture” no repertório da apresentação.
Esta marca a primeira vez que ele canta a canção desde 1997. A faixa chegou ao mundo um pouco antes, em 1987, no álbum “Strangeways, Here We Come”.
Ainda não se sabe se Morrisey desenterrou o clássico de forma proposital, já que a letra da música é uma crítica direta à indústria musical. Vale lembrar que o cantor travou uma batalha com sua antiga gravadora (leia mais abaixo), que culminou no atraso de seu 14º disco. Parte da letra diz:
“Na reunião da gravadora
Nas mãos deles, enfim! Uma estrela morta!
Mas eles nunca poderão te profanar aos meus olhos
Não, eles nunca tocarão em você de novo“
Morrissey trava luta contra gravadora
Anteriormente, ele estava planejando o lançamento da coletânea batizada de “Bonfire of Teenagers“, que foi anunciada em 2022 e estava programada para chegar ao público em fevereiro do ano seguinte, o que nunca aconteceu. Este seria o 14º álbum da discografia do ex-vocalista do The Smiths e contaria com a participação de astros como Billy Idol e Miley Cyrus nos vocais e Chad Smith e Flea, do Red Hot Chili Peppers, nos instrumentais, além da produção de Andrew Watt.
Na época, Morrissey já estava cantando canções do projeto em shows ao redor dos Estados Unidos, incluindo a faixa-título “Bonfire of Teenagers”. Porém, em 23 de dezembro de 2022, o músico anunciou a saída da sua então gravadora, Capital Records, por meio de uma nota em seu site oficial, revelando que havia “se retirado voluntariamente de qualquer associação com a Capitol Records (Los Angeles)“.
Os direitos autorais do projeto seguiram com a gravadora, que engavetou a coletânea.
Meses mais tarde, em outubro de 2023, o astro revelou à Fox 5 New York que a gravadora havia oferecido a compra do álbum para ele, que o adquiriu, de fato, em abril de 2024. O projeto, porém, segue longe do público, exceto pelas faixas tocadas ao vivo, que foram gravadas e estão disponíveis nas redes sociais.
Mais recentemente, o artista divulgou a tracklist de seu mais novo álbum, “Make-Up Is a Lie“, mas não há nenhuma das canções que fariam parte do “Bonfire of Teenagers”.
Ver essa foto no Instagram


