Em setembro, Lenine confirmou a vinda de seu primeiro álbum inédito em mais de uma década. Agora, o cantor revelou a data de lançamento do projeto.
Chamado “EITA“, o disco estreia oficialmente nesta sexta-feira, dia 28 de novembro. Também, será acompanhado por um audiovisual em média-metragem no YouTube.
Recentemente, convidados puderam conferir o filme em duas sessões do Cine Marquise, em São Paulo. Sobre ambos os trabalhos, ele adiantou:
“Se o álbum ‘Eita’ é um disco ‘para se ver’, o média-metragem ‘Eita’ – dirigido por Lenine com Kabé Pinheiro e Laís Branco, com roteiro de George Moura e João Moura – é um filme ‘para se ouvir’.”
Ainda, pelas redes sociais, descreveu o álbum como “uma homenagem ao nordeste” e “dedicado a quatro dos grandes criadores da música contemporânea brasileira”, que são: Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Letieres Leite e Dominguinhos.
Ao todo, o projeto sonoro trará 11 novas faixas, com arranjos de Carlos Malta, Henrique Albino e Martin Fondse, sob direção artística do próprio Lenine e produção musical de Bruno Giorgi.
Ver essa foto no Instagram
Nova turnê também está à caminho
Para acompanhar o álbum, Lenine também planeja uma turnê nacional, que deve passar por seis capitais entre 2025 e 2026. Até o momento, as cidades confirmadas na agenda de shows são: Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio de Janeiro. Datas e locais exatos ainda não foram revelados.
À Billboard Brasil, o artista relembrou a experiência de estar em cima dos palcos. “A música flui”, disse.
“Durante os shows acontece alguma coisa, um relance e a música flui. Mudamos os arranjos ao vivo, mesmo com a orquestra lendo [a partitura]. Temos um diálogo musical orgânico de muita improvisação. Isso só se consegue com intimidade.”


