Dia do Cantor: os 10 cantores com maior alcance vocal

No Brasil, o dia 13 de julho marca uma celebração especial: o Dia do Cantor. Assim, a data homenageia aqueles que utilizam sua voz para emocionar, entreter e transmitir mensagens que tocam a alma dos ouvintes. Sobretudo, o dia é dedicado a todos os cantores, desde os iniciantes que sonham em alcançar os palcos até os grandes nomes que já conquistaram seu espaço na história da música.

Aliás, a escolha do dia 13 de julho coincide com o Dia Mundial do Rock, uma homenagem ao histórico Live Aid. Afinal, foi um mega evento musical realizado em 1985, que reuniu grandes nomes do rock mundial, como o Queen, em prol de causas humanitárias. Assim, a data celebra não apenas o rock, mas também a diversidade e a riqueza da música, valorizando os talentos vocais de todos os estilos.

Ser cantor vai além de ter uma bela voz; é necessário dedicação, treino constante e uma profunda conexão com a música e o público. O cantor é um artista completo que, através de sua interpretação, consegue transmitir emoções e contar histórias, tornando-se um elo essencial na comunicação entre a obra musical e o ouvinte.

 

Assim, confira os 10 cantores com maior alcance vocal, segundo estudo realizado pela Concert Hotels e publicado pela Far Out Magazine

 

  1. Axl Rose
  2. Mariah Carey
  3. Prince
  4. Steven Tyler
  5. James Marrom
  6. Marvin Gaye
  7. Cristina Aguilera
  8. David Bowie
  9. Paul McCartney
  10. Thom Yorke

 

No vasto universo da música, poucos aspectos são tão fascinantes quanto o alcance vocal. Esse termo técnico, muitas vezes discutido em meio a cantores, músicos e entusiastas, refere-se à extensão das notas que uma voz pode alcançar, desde a mais grave até a mais aguda. Para além de ser um mero dado técnico, o alcance vocal pode ser a chave para performances memoráveis e carreiras duradouras no mundo da música.

O alcance vocal é medido em oitavas, uma série de oito notas na escala musical, e pode variar significativamente entre diferentes tipos de vozes. As vozes masculinas, por exemplo, geralmente são classificadas como baixo, barítono e tenor, enquanto as vozes femininas se dividem em contralto, mezzo-soprano e soprano. Assim, cada uma dessas categorias possui um alcance típico, mas é nos extremos que encontramos os verdadeiros prodígios.

Os resultados da lista vêm de um estudo realizado pela Concert Hotels, que executou os registros de quase todos os artistas clássicos da cultura pop. Sobretudo, a pesquisa aconteceu por meio de um sistema de monitoramento e cronometrou as notas mais altas e mais baixas que eles cantaram para criar um alcance vocal único. Aliás, a nota mais alta que marcaram foi de Mariah Carey, enquanto a mais baixa foi clássico falsete de Axl Rose. Inclusive, o vocalista do Guns N’ Roses, lidera o ranking por sua capacidade de atingir notas diferentes, entre graves e agudas, em discos e gravações. Por fim, vale destacar que as apresentações ao vivo foram deixadas de fora da análise.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados