Os grandes reis do Oscar: os filmes com maior número de vitórias

O Oscar é o ápice da indústria cinematográfica: a premiação reconhece a  excelência em diversas áreas, destacando produções e produtores. Entre os vencedores, alguns filmes se destacaram ao longo dos anos, acumulando um grande número de estatuetas. A Alpha separou a lista dos 5 filmes com o maior número de Oscars da história. Confira:

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

A épica conclusão da trilogia de J.R.R. Tolkien dominou, decerto, o Oscar 2004, levando 11 prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Os críticos atribuem o sucesso da produção à fidelidade ao universo original da trama e à impecável atuação do elenco.

Lançado em 2003 e dirigido por Peter Jackson, o filme leva a saga dos hobbits Frodo Bolseiro e Samwise Gamgi à sua conclusão. “O Retorno do Rei” apresenta algumas das batalhas mais grandiosas e memoráveis da história do cinema, como a Batalha dos Campos de Pelennor.

Titanic (1997)

A história de amor trágica a bordo do Titanic, dirigida por James Cameron, emocionou não só o público, como também a crítica. Em 1998, o filme recebeu 11 Oscars, entre eles Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. Certamente, a icônica e inesquecível trilha sonora do longa também foi premiada. 

Embora o romance seja o coração do filme, “Titanic” não se limita a isso. Ele mergulha na realidade histórica da época, retratando as divisões de classe presentes a bordo do navio. “Titanic” se tornou um fenômeno cultural, arrecadando mais de US$ 2,2 bilhões.

Ben-Hur (1959)

O épico de William Wyler, com Charlton Heston como protagonista, dominou o Oscar 1960, levando 11 estatuetas. As cenas das corridas de bigas são consideradas um marco na história do cinema, visto que são tomadas por adrenalina, realismo e impacto visual. Além disso, o filme impressiona pela reconstituição histórica da Palestina sob o domínio romano, com detalhes meticulosamente pensados. 

E o Vento Levou (1939)

Em 1936, Margaret Mitchell publicou o romance épico “E o Vento Levou”, que rapidamente tornou-se um best-seller global. Em 1939, a trama foi adaptada para o cinema. A produção, estrelada por Vivien Leigh e Clark Gable, tornou-se, por sua vez, um dos maiores sucessos da história do cinema. Assim sendo, a produção chegou a ganhar 10 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz para Vivien Leigh.

A Lista de Schindler (1993)

Lançado em 1993 e dirigido por Steven Spielberg, A Lista de Schindler se tornou um dos filmes mais aclamados da história do cinema. Baseado no livro “A Arca de Schindler” de Thomas Keneally, o filme narra a história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de 1.100 judeus durante o Holocausto. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o indicou a 12 categorias da premiação. Contudo, o longa acumulou, ao todo, apenas 7 vitórias.

Leia também: Greta Gerwig é a única diretora a ter seus três primeiros filmes indicados ao Oscar

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados