Oscar 2024: filmes indicados que foram inspirados em livros

O Oscar 2024 está se aproximando! A premiação é a principal da indústria cinematográfica e traz sempre uma curadoria dos filmes lançados durante o ano anterior. As indicações passam por curta-metragens, animações e até a categoria principal de “Melhor Filme”, cobiçada por muita gente.

No entanto, as inspirações para estas grandes produções podem surgir dos mais diversos lugares. Os livros, por exemplo, sempre são boas fontes de entretenimento e podem levar a ótimas adaptações. Apesar dos entusiastas das obras literárias raramente gostarem mais dos filmes, filmes fantásticos podem surgir da sinopse do roteiro.

Confira a lista deste ano de indicados ao Oscar 2024 que foram baseados em livros:

Pobres Criaturas

Indicado ao Oscar 2024, o longa-metragem traz nomes de peso como Emma Stone e Willem Dafoe. Em suma, o filme fala sobre a “história de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem inglesa da era vitoriana trazida de volta a vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe) por meio de um experimento científico”. Além disso, “Pobres Criaturas” já rendeu à Emma Stone o Globo de Ouro na categoria “Melhor Atriz”. Em síntese, o livro de mesmo nome, escrito por Alasdair Gray e publicado em 1992, foi a grande inspiração.

Assassinos da Lua das Flores

Outra produção de um gigante da indústria: Martin Scorsese. “Assassino da Lua das Flores” conta a história real da luta de uma tribo indígena no interior dos Estados Unidos. O grupo briga por permanecer na sua terra, apesar da corrida pelo petróleo ameaçar a existência deles. Entretanto, o longa foi baseado em um livro-reportagem de mesmo nome que conta esta história escrito por David Grann. Aliás, Lily Gladstone ganhou o seu primeiro Globo de Ouro pelo papel de Mollie Burkhart.

Oppenheimer

A mais nova empreitada do diretor renomado Christopher Nolan fala sobre o Projeto Manhattan e o criador da bomba atômica, o físico J. Robert Oppenheimer. Com o protagonismo de Cillian Murphy, o longa aborda as complexidades desta figura que marcou a história mundial. Baseado no livro “Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano”. Aliás, com duas linhas do tempo diferentes, Nolan aborda a criação do projeto, e anos depois o julgamento que condenaria Oppenheimer pela invenção da bomba de hidrogênio, utilizada nos ataques a Hiroshima e Nagazaki. No entanto, esse seria um dos principais concorrentes, já que ganhou dois Globos de Ouro por Melhor Direção e Melhor Ator em Filme de Drama.

A Sociedade da Neve

A produção da Netflix mostra um caso real, que Pablo Vierci transformou em um livro de mesmo nome. Em síntese, a sinopse oficial afirma o seguinte “Em 1972, um voo vindo do Uruguai colide com uma geleira nos Andes. Contudo, apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos em um dos ambientes mais hostis do planeta, eles são forçados a lutar pelas suas vidas”.

Leia também: Oscar 2024: Conheça as faixas indicadas à categoria “Melhor Canção Original”

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados