Taylor Swift surpreendeu os fãs quando, em fevereiro, durante a cerimônia de entrega do Grammy 2024, anunciou o seu décimo primeiro álbum de estúdio. Intitulado “The Tortured Poets Department”, o disco sai nesta sexta-feira (19).
Mesmo antes de chegar ao mundo, o trabalho já quebrou o recorde de maior número de pre-saves da história do Spotify. Fato é que, ao revelar a existência do projeto no discurso mencionado, a cantora fez o número “dois” com os dedos, para sinalizar que vinha pensando no material ao longo dos últimos dois anos.
No entanto, o sinal não parece ter sido aleatório. Em outras ocasiões, ela mostrou os mesmos dedos – tanto em fotos com o produtor Jack Antonoff, como em shows, por exemplo. Apesar de inofensivo, há grandes chances do gesto ser um easter-egg, pois a “loirinha” é conhecida por deixar pistas sobre seus próximos passos em todos os lugares.
https://twitter.com/kiralovestaylor/status/1755724870590046210?t=GyBGy30tp0ZKAAfe-vYftQ&s=19
Agora, o sinal continua aparecendo: ao lado de um outdoor anunciando o álbum, nos objetos da decoração de um estande montado pelo Spotify, num vídeo de divulgação e até na descrição da playlist do streaming “This is Taylor Swift”.
https://twitter.com/Kaye2975/status/1780947269170171955
https://twitter.com/taylorswiftbr/status/1780394332756890034
Além dos objetos de decoração com o símbolo ✌️, o relógio da biblioteca do #TSTTPD também está marcando DUAS HORAS! pic.twitter.com/jmtHsj67A5
— Taylor Swift Brasil (@taylorswiftbr) April 16, 2024
Teorias envolvendo Taylor Swift
Há variadas teorias: alguns fãs acham que o sinal pode significar a existência de um disco duplo. Assim como o antecessor “Midnights”, que ganhou uma versão com faixas extras intituladas “3am Edition”, o “The Tortured Poets Departament” também pode receber uma edição estendida.
Já outros acreditam num projeto visual, visto que, aparentemente, não há nenhum lyric video do novo trabalho programado no canal do YouTube. Ainda, há a especulação do lançamento de um livro complementar ao álbum, considerando a estética da era baseada na literatura e poesia, ou até mesmo um disco completamente novo/regravação do “reputation”.
Completando o mistério, na Apple Music, há letras destacadas no meio das músicas da cantora, formando palavras – que, possivelmente juntas, dão origem à uma frase. Até o momento, a expressão é a seguinte: “Por meio deste, conduzimos esta autópsia.”. Para complementar, uma série de vídeos enigmáticos estão saindo no YouTube, com letras variadas.
No dia do Grammy, o site de Swift propositalmente saiu do ar, sob a justificativa de um erro chamado “321”. Aliás, um código encontrado no site de Taylor, formava a expressão red herring – que significa um sinal/pista enganoso, provocando distração de uma questão realmente importante.
Um QR Code colocado em Chicago, nos Estados Unidos, divulgando o disco novo, leva o usuário justamente para um registro com o mesmo erro. Por fim, uma contagem regressiva no site da compositora acaba nesta quinta-feira (18), antes do lançamento. Sendo assim, é provável que os enigmas sejam desvendados ainda hoje.
https://twitter.com/taylorswiftbr/status/1779997899432059089