Paris-2024: onde assistir à cerimônia de abertura da Olimpíada

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris acontece nesta sexta-feira (26). Na “cidade luz” já será de noite, mas aqui no Brasil o evento começará às 14h30, pelo horário de Brasília. A previsão é de que todo o cerimonial dure cerca de 3h30. Três veículos vão fazer a transmissão ao vivo: TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Cazé TV (Youtube).

Pela primeira vez na história, a abertura oficial não ocorrerá em um estádio. O Rio Sena será o palco para os desfiles das mais de 200 delegações, sob barcos. A França gastou a 1,4 bilhão de euros (R$ 8,3 bilhões) para despoluir “la Seine”, como é conhecido.

“É uma ideia louca, pensamos no começo, mas vamos entregá-la. Será um evento único”, disse o presidente francês Emmanuel Macron, na última segunda-feira (22), ao comentar a proposta de colocar a cerimônia de abertura no rio.

Todas as delegações vão percorrer seis quilômetros pelo Sena, totalizando 85 embarcações e 8,5 mil atletas. O Comitê Olímpico do Brasil será o 29º a entrar, enquanto a anfiltriã França será a 205ª, a última.

O percurso das delegações na cerimônia de abertura (Fonte: jornal Le Monde)
O percurso das delegações na cerimônia de abertura (Fonte: jornal Le Monde)

Como de costume, o responsável por acender a pira olímpica é um mistério. Pouco foi revelado também sobre as atrações da abertura. A imprensa internacional crava um dueto da canadense Céline Dion com a americana Lady Gaga, o que seria histórico.

Ademais, a segurança do evento terá um esquema especial com 7 mil agentes, a fim de evitar quaisquer problemas para público e autoridades. Serão 300 mil espectadores. Há alerta máximo para atentados.

O presidente Lula avisou que não vai, e quem representará o governo brasileiro será a primeira-dama Janja da Silva. Joe Biden, dos Estados Unidos, fará o mesmo e enviará Jill Biden a Paris.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados