Bebê novo em casa! Como meu pet vai lidar?

Passados os primeiros momentos de muito amor e alegria com a chegada de um novo membro na família, é o momento exato para começar a se preparar para recebê-lo com todos os cuidados necessários e muito carinho. Isso inclui tomar decisões para que a relação entre cachorro e bebê seja a mais cuidadosa possível.

Muitos acreditam que é necessário encontrar um novo lar para o filho de quatro patas, mas isso não é verdade. Com alguns cuidados, a presença do pet não é prejudicial, pelo contrário ela pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento da criança.

De certa forma não existem complicações alguma em ter um cachorro com criança convivendo no mesmo ambiente. Mas, é sempre bom ressaltar, que é necessários alguns cuidados, desde mudanças na higiene do pet até a maneira certa de apresentar a criança ao cachorro.

Esses cuidados evitam contaminações e comportamentos ariscos do cachorro como ciúmes.  A maneira como você prepara a primeira interação entre o cachorro e bebê tem grande impacto na maneira como eles irão se relacionar. Então, depois que o bebê tiver tomado as primeiras vacinas, aguarde o aval do pediatra antes de promover esse contato inicial.

Uma das principais queixas é o famoso ciúme, algo que pode afastar os futuros amigos.

Preparar bem esse contato é fundamental para que o pet não associe mudanças negativas à nova rotina. Porém, com todas as precauções, é provável que o pet ainda estranhe a situação. Afinal, a tendência é ele receber menos atenção, sendo que antes ele era o centro do carinho.

Para evitar que o peludo fique com ciúme do bebê, a principal orientação é associar o novo membro da família a coisas boas. Por exemplo: ao invés de deixar para dar atenção ao peludo somente quando a criança não estiver por perto, o ideal é ser mais carinhoso, dar petiscos e brincar com o animal justamente quando os dois estiverem no mesmo ambiente.

Essa demonstração faz com que o pet perceba que o bebê não é uma ameaça e essa situação está ligada a momentos agradáveis.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados