Uma das situações mais comuns desde o início da pandemia é quando os pets ficam presos no elevador pela guia ou coleira. Quem possui um cachorro ou um gato que adora passear e mora em apartamento precisa redobrar a atenção para evitar que isso aconteça.
“Mas, como eu faço para andar com meu bichinho no elevador e não ficar preocupado?”. Se você foi um dos tutores que fez essa mesma pergunta, fique tranquilo porque existem algumas dicas que podem te ajudar.
Mantenha o seu pet no colo ou próximo a você
A primeira sugestão é: nunca o deixe longe de você! O recomendado é manter o seu peludo bem próximo ao seu corpo ou, se o cachorro for de porte pequeno, carregue-o no colo, já que muitas vezes a guia e a coleira podem não ser identificadas pelo sensor do elevador e causar um acidente.
Já no caso dos gatos, o ideal é que o dono sempre use uma caixa de transporte quando precisar sair de casa com o animal.
Sempre ande com um saquinho para as necessidades
Outra situação que pode ser complicada em um local tão pequeno é o xixi e o cocô do seu amigo de quatro patas. Às vezes a vontade bate e nem sempre é possível evitar que ele faça as necessidades no elevador, por isso a dica é andar com uma sacolinha ou com um jornal para recolhê-los o mais rápido possível.
Elevador parou, e agora?
Quem já ficou preso em um elevador sabe o quanto é desconfortável. Caso isso aconteça com você e seu pet, mantenha a calma e nunca tente abrir o elevador com as próprias mãos.
Em casos como esse, o procedimento é: contate o zelador ou síndico, não force a porta e espere até que o Corpo de Bombeiros ou alguém capacitado chegue para realizar o resgate com segurança.