Saiba qual a importância do checkup para gatos

Você que tem um bichano em casa precisa ficar de olho na saúde do seu pet. Alguns tutores acabam acreditando que é somente depois que os gatos chegam à vida adulta que eles precisam de acompanhamento médico e apenas quando não estão se sentindo bem. Contudo, este é um mito que pode acarretar em sérios problemas para o animal.

Desde os primeiros estágios da vida, o exame é necessário porque pode evitar ou tratar complicações que podem deixar sequelas para o resto da vida do bichinho, garantindo assim a melhor saúde dos seus gatinhos.

A vacinação também é essencial para o crescimento saudável do seu amigo e obter a imunidade mais recente.

A frequência do check up vai depender da saúde de cada animal, idade e recomendações do veterinário. Um gato saudável pode consultar o médico a cada dois anos ou uma vez ao ano, porém é importante seguir o cronograma acordado com o profissional e avisá-lo de qualquer anormalidade durante este período.

Conforme o felino vai ficando mais velho, os exames se tornam mais rigorosos, assim como acontece com os humanos. Além disso, todo exame é muito importante para prevenir doenças, algumas delas infecciosas e muito perigosas, como a “AIDS felina” (FIV) e a “leucemia felina” (FeLV).

Tenha sempre em mente os seguintes pontos: ao garantir alimentos de alta qualidade, as carteiras de vacinação em dia e seguir rigorosamente o cronograma de exames, seu bichinho terá um estado de saúde invejável e viverá ao seu lado por muitos anos.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados