Ter um pet traz benefícios para sua saúde mental

Ter um pet em casa é sinônimo de companhia, diversão, afeto e um pouco de bagunça. Mas você sabia que eles também impactam diretamente na sua saúde mental?

Isso mesmo, segundo estudo da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Porto (Portugal), pacientes com tipos de depressão que não respondem aos tratamentos médicos convencionais apresentaram melhoras no quadro da doença após adotar um pet.

Além disso, outros estudos apontam que a companhia de um pet durante o período de isolamento social foi essencial para amenizar os sintomas da solidão da quarentena. Este período, que apresentou uma alta de casos de depressão e ansiedade, pode ter sido menos estressante para quem tem um peludinho em casa.

Se o seu pet for um cão, ele também estimula a prática de exercícios físicos, já que cães tendem a ser muito agitados, e incentiva a vivenciar novas situações sociais. Isto é, interagir mais com o outro e sair do ciclo de solitude.

O contato com os animais, no entanto, não é a cura para transtornos como ansiedade e depressão. O acompanhamento médico continua sendo essencial. Além disso, só há benefícios quando a pessoa, de fato, aprecia a companhia dos animaizinhos.

Ter um pet é iniciar um ciclo de amor: você lhe dá carinho, ele retribui e ambos se sentem melhores estando juntos!

Kaenna Mota

Redação Saúde Minuto

spot_img
spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados