A Polícia de Madri, na Espanha, recuperou nesta quinta-feira (23) uma pintura feita pelo irlandês Francis Bacon (1909-1992), roubada em 2015. De acordo com especialistas, “Estudo para o Retrato de José Capelo” (1989) vale 5 milhões de euros (R$ 28 milhões).
Capelo é um banqueiro espanhol e amigo do artista. Há nove anos, assaltantes entraram na casa do empresário, na capital do país, e levaram cinco obras de Bacon (U$ 25 milhões/R$ 139 milhões). Três haviam sido resgatadas, em 2017, após uma série de operações policiais.
Conforme a Polícia Nacional, “a investigação permanecerá aberta enquanto nos esforçamos para recuperar a última pintura e prender aqueles que a possuem”. O foco das ações são cidadãos espanhois que podem ter ligação com criminosos do Leste Europeu. 16 pessoas estão presas, suspeitas de conexão com o roubo.
FRANCIS BACON EM EXPOSIÇÃO NO MASP
Há dois meses, quem visita o MASP (Av. Paulista, 1578) pode conferir a exposição “Francis Bacon: a beleza da carne”. Esta é a primeira mostra individual no Brasil dedicada à obra de Bacon, um dos artistas mais conceituados do século XX.
Ao todo, são 23 pinturas do período entre 1947 e 1988 que misturam beleza e horror, vida e morte, sedução e destruição, por exemplo. Rostos e corpos retorcidos e agunizantes são imagens comuns do repertório do artista irlandês. A exposição vai até 28 de julho.
Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.