Depois de um hiato de 21 anos, o cantor e compositor Caetano Veloso, 81, voltará a ter um livro publicado pela Companhia de Letras. “Cine Subaé: Escritos sobre cinema (1960-2023)” entrou em pré-venda, e a distribuição começa a partir da próxima terça-feira (28). O livro físico sai por R$ 129,90 e o ebook, R$ 49,90.
Não é segredo que os grandes músicos da história brasileira guardam também conexão com outras artes e até mergulham vivamente nelas. É o que acontece, por exemplo, com Caetano e o cinema. A sétima arte está tanto no estilo de composição do cantor, quanto na concepção visual dos shows. Além disso, virou nome de álbum: Cinema transcendental (1979).
Cine Teatro Subaé era onde Caetano Veloso assistia a filmes durante a adolescência na terra natal Santo Amaro/BA. O primeiro a arrebatar o músico foi La strada (1954), ou “A estrada da vida” no Brasil, do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993).
Em “Cine Subaé”, o jornalista Claudio Leal e o fotógrafo e professor de Audiovisual Rodrigo Sombra reuniram críticas escritas por Caetano para jornais da imprensa baiana. Os textos recebem a companhia de entrevistas, depoimentos e comentários do cantor sobre cinema ao longo da vida. Quem assina a orelha do livro é o cineasta Orlando Senna, que editou as primeiras críticas do artista.
De acordo com a Companhia das Letras, a obra “é um precioso testemunho que atesta o impacto que o Cinema Novo, as películas exuberantes norte-americanas, o neorrealismo italiano e o existencialismo das fitas francesas tiveram sobre a formação cultural de Caetano Veloso”. Lembrando que o Tropicalismo não foi só música, mas também outras manifestações artísticas, como cinema com Glauber Rocha (1939-1981) e outros.
Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.