Mesmo após 60 anos de seu lançamento, o rascunho da letra original da canção “Mr. Tambourine Man“, composta por Bob Dylan, foi vendida por US$ 508.000 (cerca de R$ 3 milhões na cotação atual).
A venda aconteceu pela Julien’s Auctions, leilão especializado em itens da indústria musical. Anteriormente, a rasura pertencia ao falecido jornalista Al Aronowitz, que já havia revelado em vida curiosidades da faixa “Mr. Tambourine Man”.
Assim, ele declarou anteriormente (via Billboard): “Bob Dylan escreveu ‘Mr. Tambourine Man’ uma noite na minha casa em Berkeley Heights, NJ, sentado com minha máquina de escrever portátil no meu balcão de fórmica branca para café da manhã, em um redemoinho de fumaça de cigarro acesa em cadeia, seus dedos ossudos e com unhas longas digitando as palavras no meu papel roubado, cor de canário, do Saturday Evening Post, enquanto o tempo todo, repetidamente, Marvin Gaye cantava ‘Can I Get a Witness?’ nos alto-falantes de 6 pés do meu aparelho de som na sala ao lado de onde ele estava, com Bob se levantando da máquina de escrever cada vez que o disco terminava para colocar a agulha de volta no início.”
Sobre o documento vendido, as letras estavam escritas em duas páginas de papel amarelo, rabiscadas com possibilidades de onde a música poderia chegar. Especialistas acreditam que o rascunho é de março de 1964.
Por fim, Bob Dylan lançou “Mr. Tambourine Man” em 1965, sendo incluída no quinto álbum de estúdio do músico, intitulado “Bringing It All Back Home“.
Streams de Bob Dylan aumentam após estreia de cinebiografia
A estreia de “A Complete Unknown“, cinebiografia de Bob Dylan, impulsionou o aumento de streams do cantor americano nas plataformas digitais.
Durante a semana que terminou em 26 de dezembro, o catálogo de Dylan registrou 11 milhões de “streams on-demand” nos Estados Unidos, segundo levantamento do veículo Luminate (via Billboard). Sobretudo, este número saltou para 20,2 milhões na semana seguinte, que marcou a primeira semana de rastreamento completo. O filme chegou aos cinemas dos EUA em dezembro de 2024.
Ao todo, estima-se que o filme “A Complete Unknown” ajudou no crescimento de 150% no volume de reproduções digitais do artista.
Por fim, vale lembrar que a trilha sonora do longa-metragem já encontra-se disponível nas plataformas digitais. Lançada em dezembro, a coletânea apresenta 23 faixas, sendo a maioria interpretada por Timothée Chalamet. No entanto, o material ainda conta com a participação de Monica Barbado, Edward Norton e Boyd Holbrook – estrelas do filme.