Em setembro deste ano, o Rock in Rio sediou a edição comemorativa de 40 anos do festival. Assim, o evento trouxe atrações internacionais de peso como Travis Scott, Katy Perry, Ed Sheeran, Imagine Dragons, Shawn Mendes, Avenged Sevenfold e Mariah Carey. Além disso, ainda houve um dia especial reservado para celebrar a música nacional, apelidado de “Dia Brasil”.
Dessa maneira, com um line-up tão recheado, o público teve a possibilidade de escutar milhares de canções diferentes. Segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que gravou 202 concertos do evento, cerca de 3.051 músicas foram tocadas entre os seis palcos da Cidade do Rock.
Dessa maneira, para além de contratar as atrações principais, a organização da festa carioca também se responsabiliza por pagar os direitos autorais das faixas reproduzidas. Por isso, o RiR embolsou R$ 13 milhões para pagar os mais de três mil compositores que estiveram presentes no evento a partir de suas letras.
De acordo com Isabel Amorim, superintendente do Ecad, o caso do Rock in Rio é um exemplo a ser seguido. “Se todos os organizadores de shows e festivais e responsáveis por espaços que tocam música adotassem esse compromisso de valorizar a classe musical, não teríamos uma inadimplência tão alta em tantos segmentos como temos no país”, afirma.
Assim, com esse levantamento, o escritório tem acesso ao ranking de faixas mais reproduzidas no festival. Confira a lista:
- “Tá OK – Kevin o Chris (A-Ca) e DENNIS DJ
- “Vai no Cavalinho” – Mr. Sammy e Big Big
- “Mas Que Nada” – Jorge Ben Jor
- “Mont. Tira a Camisa” – M. C. Cabo
- “My neck my back” – Edward E Meriwheter, Khia e Taz
- “Rap do Silva” – Bob Rum
Rock in Rio em 2026
Ademais, Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, declarou em nota: “Celebrar 40 anos do Rock in Rio é uma verdadeira homenagem à capacidade que a música e a cultura têm de unir pessoas em paz e harmonia e de mostrar novas possibilidades. Foi um evento de paz, onde milhares de pessoas se reuniram, vibrando de felicidade e compartilhando momentos inesquecíveis, mostrando na prática que um mundo melhor é possível.
Aliás, vale destacar que o RiR já teve sua edição de 2026 confirmada. Além disso, o The Town, festival irmão ocorrido em São Paulo, ganhou mais informações a respeito de sua próxima edição, marcada para o ano que vem. Sobretudo, o evento acontecerá no Autódromo de Interlagos, entre os dias 6 e 14 de setembro.