Ruy Castro: a música brasileira em 4 livros do autor

O jornalista e escritor Ruy Castro, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), está completando 77 anos nesta quarta-feira (26). Ao lado de nomes como Fernando Morais e Lira Neto, Ruy se consolidou como um dos principais biógrafos do país.

Entre as personalidades que tiveram a vida vasculhada pelo autor, estão o jogador Garrincha (1933-1983), o dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980) e a cantora Carmen Miranda (1909-1955). A música e seus expoentes, aliás, são assunto recorrente da produção de Ruy Castro.

Por isso, listamos abaixo, além da biografia de Carmen, outros três livros que falam muito sobre a história da música brasileira e alguns de seus principais personagens no século XX.

Chega de Saudade – A História e as Histórias da Bossa Nova (1990)

Apresentação: A reconstituição da Bossa Nova e da vida boêmia e cultural carioca da época – boate por boate, tiete por tiete, história por história. Uma narrativa que se lê como um romance baseado em fatos reais, repleta de paixões e traições, amores e desamores, lances cômicos e trágicos. Editora: Companhia das Letras/Nº de páginas: 536.

Chega de Saudade – A História e as Histórias da Bossa Nova (1990)Carmen – Uma Biografia (2005)

Apresentação: Em Carmen, Ruy Castro narra a vida da brasileira mais famosa do século XX – de sua infância na colônia portuguesa do Rio de Janeiro e adolescência no bairro da Lapa ao estrelato, primeiro no Brasil, depois nos EUA e, então, no mundo. Completa o livro um saboroso retrato do Rio dos anos 20 e 30, e de Nova York e Hollywood dos anos 40 e 50. Editora: Companhia das Letras/Nº de páginas: 632.

Carmen - Uma Biografia (2005)

A noite do meu bem – A História e as Histórias do Samba-canção (2015)

Apresentação: Depois de reconstituir o mundo da bossa nova no já clássico Chega de Saudade, Ruy Castro mergulha no universo do samba-canção e das boates cariocas dos anos 1940, 50 e 60. Editora: Companhia das Letras/Nº de páginas: 544.

A noite do meu bem - A História e as Histórias do Samba-canção (2015)

O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim (2024)

Apresentação: Em 99 crônicas recheadas de informações e histórias de bastidores, Ruy Castro revela o lado humano, crítico e mordaz do fascinante e plural Tom Jobim. Editora: Companhia das Letras/Nº de páginas: 232.

Chega de Saudade – A História e as Histórias da Bossa Nova (1990)

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados