Saiba a curiosa origem do festival Lollapalooza

Evento foi criado por Perry Farrell, vocalista do Jane's Addiction, em 1991 e acabou virando uma marca cultural ao redor do mundo

Antes de chegar ao Brasil em 2012, o Lollapalooza já tinha muita história. A primeira edição do festival ocorreu em 1991, no Arizona, Estados Unidos. Perry Farrell, vocalista do Jane’s Addiction, atuou como um dos criadores do evento, inspirado no Reading Festival e que virou um fenômeno mundial.

A ideia inicial era, na verdade, apenas celebrar a então turnê de despedida de sua banda. O cantor escolheu o nome do festival – que, em arcaico, significa “extraordinariamente impressionante” – depois de ouvir a expressão em um filme do grupo de comédia The Three Stooges .

“Eu disse para Marc: ‘vamos acabar depois da turnê, então vamos fazer algo de bom’. E ele olhou para mim e disse: ‘Perry, você pode fazer o que quiser’. E eu disse: ‘vou cobrar isso de você’. Eu ouvi o ‘The Three Stooges’ dizerem essa palavra, mas inicialmente não tinha a ideia em mente. Eu estava folheando o dicionário e a definição de lollapalooza era algo ou alguém ótimo e/ou maravilhoso. Havia algumas coisas agradecendo naquela época: o primeiro campeonato de Michael Jordan com os Bulls, o início da World Wide Web e o Lollapalooza. Isso é realmente o que é notável em 1991”, relatou.

“Não é para me gabar disso, mas o Lollpalooza é muito menos sobre cultura pop e mais sobre a nação alternativa. Foi aí que começámos e foi onde ficamos e permanecemos”, comentou para a Spin em 2008.

Expansão do Lollapalooza

No fim das contas, o Jane’s Addiction não acabou naquela época. Mas, com o passar dos anos, o evento ficou cada vez maior e chegou em outros países e continentes. Atualmente, na América do Sul, tem edições no Chile e Argentina, além do próprio Brasil. Em breve, toda a história do festival irá virar um documentário na Paramount+ – ainda sem data de estreia.

Aliás, o próximo Lolla em território nacional acontece em breve. Em suma, a festa acontece nos dias 22, 23 e 24 de março.

 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados