Lançado em 17 de maio de 2024, “Porcelana” é o primeiro álbum de estúdio de Elana Dara. Ao todo, são 11 músicas e cerca de vinte e sete minutos de duração.
Antes disto, a jovem cantora já vinha mostrando seu talento em outros projetos menores. Começando com simples covers de artistas que admirava, ela lançou, em 2019, sua primeira canção, “Muda Tudo“. Posteriormente, foi se familiarizando ainda mais com a composição e disponibilizou “Falei de Você Pra Minha Mãe” (2020) e “Ninguém Dá Certo Comigo (2021).
Seus grandes primeiros sucessos se deram a partir daí, contando com a experiência de Vitor Kley em “Amor Não Eh Pra Mim” (2021), além de uma participação no “Poesia Acústica“, que serviu de vitrine para sua voz e mente criativa.
Sobretudo, foi apenas em “Porcelana” que Elana se sentiu uma artista de verdade. O projeto, como ela mesma descreve, conseguiu amarrar tudo o que ela já vinha tentando apresentar, seja sonoramente ou pessoalmente.
Ademais, a coletânea visa justamente entregar algo a mais que músicas, mas também um conceito pensado por tempos para marcar sua estreia na indústria. “É um material que reflete como eu sou, frágil, forte, delicado, mas nem tanto”.
Sobre a sonoridade, “Porcelana” pode agradar diferentes pessoas, de diferentes idades, por justamente transitar em diversos gêneros. Em suma, pode se caracterizar no pop, mas, por exemplo, também explora uma leve bossa-nova em “Bananinha”, além de exibir características do hip/hop em “Cailidiener”.
Abaixo, ouça o álbum completo:
Elana Dara na Alpha FM
Em entrevista exclusiva à Alpha FM, Elana Dara revelou outras curiosidades sobre “Porcelana”, incluindo sua música favorita, além do processo criativo das composições.
Fora isso, também falou sobre sua participação no Poesia Acústica, abertura dos shows da banda Coldplay em 2023, além dos detalhes sobre sua turnê em apoio ao recente disco.
Confira isso e mais através do player abaixo: