O músico brasileiro Sérgio Mendes morreu aos 83 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde vivia com a mulher. Contudo, não há informações sobre a causa da morte.
Em vida, Mendes dedicou seu tempo à indústria musical em mais de seis décadas. Assim, ficou responsável por espalhar a música brasileira ao exterior – feito que fez com êxito. Como exemplo, o compositor deu origem ao sucesso “Mas Que Nada“, interpretado por Jorge Ben Jor. Para se ter uma ideia, a canção ganhou uma releitura através da famosa banda americana Black Eyed Peas na década de 2000.
Sobretudo, sua importância para o Brasil não se limita a isto. Sérgio Mendes ainda é dono do bem-sucedido single “Never Gonna Let You Go“, lançado em 1983 e que alcançou a quarta posição da Billboard Hot 100.
Ademais, seus hits se transformaram em prêmios, incluindo Grammys, o qual ele somou três ao longo da carreira. Assim, levou a categoria de “Melhor Álbum de Música do Mundo” em 1993 na premiação geral, enquanto na edição latina ganhou os troféus de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro” na sétima e décima primeira realização.
Fora isso, o músico igualmente era amado por grandes lendas da indústria musical, incluindo o ex-Beatle Paul McCartney. Conforme relembra a revista Veja em uma entrevista de 2021 com o brasileiro, Sério chegou a ganhar elogios do britânico:
“Paul me disse em uma carta que aquela foi a versão preferida da música dele. A melodia é fantástica, você não a esquece. Você vai dormir e ela fica na sua cabeça. Mas ele não disse que a minha versão é melhor do que a dele. Naquela época, eu tive uma ideia de arranjo para ela, transformando-a em um samba 3 por 4, uma coisa nova para a época, mudamos a levada um pouco do samba. Foi uma bela experiência“.