Nada melhor do que aproveitar a raridade de uma sexta-feira 13 para entrar no clima com atividades que remetam ao mundo do horror. Uma das escolhas mais queridas por este público acontece com maratonas de filmes clássicos do gênero.
Mas, mesmo que não pareça, muitos destas películas não teriam o mesmo impacto sem suas respectivas trilhas sonoras. Além de jumpscares e cenas de perseguição, a ambientação sonora pode mudar completamente os sentimentos de quem está assistindo.
Então, para celebrar esta importante peça do cinema de horror, relembre abaixo as melhores canções compostas em filmes de terror! A lista se baseia no top 5 de um levantamento criado pela revista Rolling Stone em 2019.
Sexta-feira 13: as melhores trilhas sonoras de filmes de terror
5 – ‘Cannibal Holocaust’ (Riz Ortolani, 1980)
Riz Ortolani ficou responsável por criar a trilha sonora do filme “Cannibal Holocaust”, um found-footage italiano de 1980. A trama conta a história de uma missão de resgate de uma equipe de documentaristas que desapareceram enquanto filmavam tribos canibais na Amazônia.
As músicas compostas na película são variadas, desde sons com orquetreas até o uso de sintetizadores.
4 – ‘Suspiria’ (Goblin, 1975)
Até hoje, a banda Goblin tem na trilha sonora de “Suspiria” (1977) um de seus trabalhos mais famosos de toda a carreira. Curiosamente, eles anunciaram uma turnê em 2018 com repertório focado nas faixas do longa-metragem, coincidindo com o ano de lançamento do remake da versão original.
3 – ‘Candyman’ (Philip Glass, 1992)
Philip Glass tem um extenso currículo de trilhas sonoras que produziu para os mais variados tipos de filmes. No início da década de 90, veio o convite para cuidar da ambientação sonora de “Candyman”, terror gótico que explora uma famosa lenda urbana.
Em entrevista à Variety em 2014, Glass chegou a comentar que ainda ganhava dinheiro com as canções, visto que o filme se tornou um grande clássico do cinema.
2 – ‘Halloween III: Season of the Witch’ (John Carpenter and Alan Howarth, 1982)
Não há trilha sonora de filme de terror mais icônica que a franquia de “Halloween”. Tanto é que a segunda e primeira colocação são referentes à saga de John Carpenter. O diretor também ficou responsável pela trilha sonora dos longas, mas dividiu os créditos na terceira edição com Alan Howarth, que também já trabalhou em várias outras películas do mesmo gênero.
Sobre o conceito musical para “Halloween III: Season of the Witch”, Howarth explicou:
“Meu estilo musical e o de John Carpenter evoluiram ainda mais nesta trilha sonora, trabalhando exclusivamente com sintetizadores para produzir nossa música. Isso levou a uma certa rotina processual. O filme é primeiro transferido para uma fita de vídeo com código de tempo e sincronizado com um gravador de áudio master de 24 canais; Então, enquanto assistimos ao filme, compomos a música para acompanhar essas imagens. Todo o processo é bastante rápido e proporciona ‘gratificação instantânea’, permitindo que a gente consiga avaliar a trilha sonora em sincronia com o filme.”
1 – ‘Halloween’ (John Carpenter, 1978)
Um dos maiores clássicos do cinema de terror, “Halloween” introduziu Michael Myers
ao mundo, um dos assassinos mais queridos dos fãs deste estilo. A faixa-tema também é uma das mais marcantes, com um frenético piano tocado em compasso 5/4, que ajuda a criar o clima de tensão e apavoro misturado às cenas de perseguição do personagem principal.
Explicando mais da abordagem minimalista, mas extremamente funcional, Carpenter disse à Rolling Stone: “Em filmes de suspense ou terror, você tenta criar suspense. Pense no tema de Tubarão. São apenas duas notas. Isso te mantém em suspense.”


