O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano – que contará com edição única pela primeira vez – receberá as inscrições entre os dias 22 e 25 de janeiro. Poderão concorrer às 264.360 vagas nas universidades públicas alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação.
Como não haverá uma segunda edição do programa no meio do ano, essas serão as únicas vagas em ofertadas pelo Sisu em 2024. A seletiva vai reunir cursos cujas aulas podem começar no primeiro ou no segundo semestre letivo.
Participam 127 instituições de ensino públicas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750. Em São Paulo, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) conta com 5.520 vagas. Já a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) oferece com 2.998 vagas.
Quanto à oferta do Sisu em instituição pública municipal, a única participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambienbte (FAMA), no Paraná, com 86 vagas.
O resultado do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e a matrícula dos selecionados acontecerá entre 01 e 07 de fevereiro.
Leia também: 54% dos brasileiros veem cultura como fonte de bem-estar