Segundo dados atualizados nesta quinta-feira (04) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, São Paulo é o estado com maior número de bloqueios de aparelhos telefônicos pelo aplicativo “Celular Seguro”. São 2.108 solicitações desde o lançamento da ferramenta, há duas semanas.
Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, com 1.013 bloqueios, e Pernambuco, com 649. Já Roraima é o estado com menor número de denúncias, 13.
Como utilizar a plataforma “Celular Seguro”?
O app deve ser utilizado em casos de de perda, furto ou roubo. Por meio dele, as vítimas podem bloquear o aparelho e aplicativos digitais em apenas um clique. Foram emitidos 8.232 alertas de bloqueio, até agora. De acordo com a pasta, a maioria das restrições registrdas foi por roubo, cerca de 3.557, mas houve 2.498 ocorrências por furto, 1.713 por perda e 464 por outros motivos.
O Celular Seguro já ultrapassou a marca de 1 milhão de cadastros de usuários e o acesso é feito por meio do portal gov.br. Também foram incluídas 761 mil pessoas de confiança, que ficam autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado.
Lembrando que a ferramenta não oferece a possibilidade de realizar o desbloqueio. Dessa forma, caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o seu telefone, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora, banco e etc.
Leia também: Prefeitura divulga calendário do IPTU 2024