Dia da Mulher: as cinco artistas mais poderosas da atualidade

Do Top 20 de cantores mais ouvidos no Spotify, sete são mulheres; Taylor Swift ocupa o primeiro lugar da lista

Algumas cantoras vem dominando o mercado da música, sobretudo nas plataformas digitais. Considerando o top 20 de artistas mais escutados no Spotify, sete são mulheres. Todas elas conseguiram ultrapassar os 65 milhões de ouvintes mensais no streaming e, cada vez mais, ganham reconhecimento pelos números grandiosos.

Não só isso, mas elas também têm impactado as redes sociais – seja por turnês, anúncios, estilo, posicionamento ou relacionamento com os fãs. Assim, aparecem entre as figuras mais poderosas da atualidade.

Por isso, em comemoração ao Dia da Mulher (celebrado neste dia 8 de março), separamos cinco nomes que estão no topo do Spotify e que estão fazendo história.

Taylor Swift

No momento, Taylor Swift acumula cerca de 105 milhões de ouvintes na plataforma – atrás apenas de The Weeknd, com 115 milhões. No ano passado, a cantora liberou duas regravações de seus antigos trabalhos, “Speak Now (Taylor’s Version)” e “1989 (Taylor’s Version)”, e também foi eleita a “Pessoa de 2023” pela revista Time.

Ainda, em janeiro, venceu o Grammy de Álbum do Ano pelo disco “Midnights” (2022), sendo a única mulher a conquistar o feito quatro vezes. O trabalho em questão conseguiu o maior número de reproduções em um único dia para um álbum na história do Spotify. Somente nos Estados Unidos, na primeira semana, vendeu 1,5 milhão de cópias, atingindo o topo da parada Billboard 200

Há cerca de um ano, ela segue em turnê pelo mundo com a “The Eras” – série de shows que celebra sua carreira inteira e é mais lucrativa da história. Conforme estimativa do Guiness World Records, ela arrecadou mais de US$ 1 bilhão só com a etapa norte-americana. Em São Paulo, foram três shows com público recorde no Allianz Parque em novembro último.

Para completar, anunciou o seu próximo disco de estúdio, “The Tortured Poets Department”, para o dia 19 de abril.

Rihanna

Apesar de não lançar nenhum disco inédito desde “Anti” (2016), Rihanna é uma presença forte no streaming, acumulando, até agora, 84 milhões de ouvintes mensais. Seu último lançamento, “Lift Me Up”, saiu em 2022. A faixa fez parte da trilha sonora de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (2022).

No ano passado, ela foi atração do tradicional show de intervalo do Super Bowl – final da liga de futebol americano. Além disso, conquistou sucesso no ramo dos cosméticos, com a marca Fenty Beauty. Nos últimos anos, vem preparando o seu nono álbum de estúdio.

Ariana Grande

Sobretudo por sua carreira de atriz, Ariana Grande conseguiu espaço na mídia logo cedo. O disco “Thank U, Next” (2019), até julho do ano passado, tinha obtido sete bilhões de streamings. “Thank U, Next”, “7 Rings” e “Break Up with Your Girlfriend, I’m Bored”, todos mega-hits, fazem parte do álbum. Agora, com 78 milhões de ouvintes mensais, ela está prestes a lançar “eternal sunshine”, no dia 8 de março.

Além da música, a artista terá em breve destaque nos cinemas de todo mundo. Isso porque protagonizará “Wicked”, adaptação cinematográfica do musical, interpretando a bruxa Glinda, que estreará este ano.

Dua Lipa

Com o disco “Future Nostalgia” (2020), Dua Lipa conquistou definitivamente o estrelato – só “Don’t Start Now” acumula 2,5 bilhões de reproduções. Pelo trabalho, ganhou o Grammy de Melhor Álbum Vocal de Pop e concorreu à categoria de Melhor Álbum do Ano. Agora, ela – que tem 76 milhões de ouvintes e que foi atração do Rock in Rio 2022 – está preparada para uma nova fase.

Recentemente, disponibilizou os singles “Houdini” e “Training Season”. Ambos integrarão o seu próximo álbum de estúdio, ainda sem data de lançamento. Também participou do filme “Barbie” (2023) e faz parte do elenco de “Argylle” (2024).

SZA

SZA iniciou sua carreira na música em 2011 e, nos últimos anos, tem ganhado notoriedade. Em 2017, disponibilizou seu álbum de estreia “Ctrl” (2017) e, mais recentemente, “SOS” (2022). Aliás, a faixa “Kill Bill”, presente no segundo disco, é um sucesso no TikTok. Não é à toa que ela apresenta 70 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Vale destacar que a cantora será headliner do Lollapalooza Brasil 2024. Ela sobe ao palco do Autódromo de Interlagos no domingo, 24 de março, às 21h30. Também será atração do tradicional festival britânico British Summer Time, no dia 29 de junho.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados