Teatro na Virada Cultural 2025: 6 peças imperdíveis

A Virada Cultural da cidade de São Paulo acontece neste fim de semana, entre os dias 24 e 25 de maio. Além dos shows musicais, as artes cênicas – teatro, leitura dramática e stand-up – terão destaque no evento com mais de 100 apresentações gratuitas.

A Alpha FM separou seis espetáculos teatrais que merecem sua atenção. Você pode também conferir a programação completa no site oficial da Virada.

Cartas Libanesas: “Ayuni”

Quando: 24/5, às 20h e 25/5, às 18h. Onde: Sesc Ipiranga.

Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso

Quando: 24/5, às 20h e 25/5, às 19h. Onde: Teatro do SESI São Paulo.

Sinopse: Uma grande cidade é um tecido de sonhos, frustrações, desejos, possibilidades, dúvidas, convívios e solidões. Milhões de solidões entrecruzadas. Sem dormir, sem parar. Mas e se decidirmos parar para ver? “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso”, a peça inédita, é um retrato volante da inquietude da principal avenida de São Paulo, sua história, seu presente, suas ausências.

O Avesso da Pele

Quando: 24/5, às 21h. Onde: Teatro Arthur Azevedo.

Sinopse: O espetáculo “O Avesso da Pele” é a montagem teatral oficial do premiado romance escrito por Jeferson Tenório (vencedor do prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário). A história é narrada por Pedro. O seu pai, Henrique, é um professor de literatura da rede pública de ensino que sofre uma desastrosa abordagem policial, sendo assassinado voltando para casa depois de uma das melhores aulas da sua vida. A partir dessa morte, Pedro então decide resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.

O Veneno do Teatro

Quando: 25/5, às 19h. Onde: Teatro Arthur Azevedo.

Jandira

Quando: 25/5, às 19h. Onde: Teatro Alfredo Mesquita.

Sinopse: Com texto de Jandira Martini, interpretação de Isabel Teixeira e direção de Marcos Caruso, “Jandira” traz um monólogo sobre uma situação imprevista e impressionante. Uma atriz que se releva ao narrar, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. No cerne, uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pela arte, pelas origens e vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida.

Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro

Quando: 25/5, às 19h. Onde: Teatro Paulo Eiró.

Sinopse: O projeto Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro é a nova empreitada de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e que caminhará na seara da música e teatro. O espetáculo recebeu o Prêmio Montagem Cênica 2011 do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Inspirado livremente no livro homônimo do sociólogo e escritor pernambucano Gilberto Freyre, publicado em 1933, o espetáculo destaca as questões sociais relatadas no romance, que transita pelo período colonial do Brasil, traçando um paralelo da colonização portuguesa e a formação da sociedade agrária e escravocrata com a formação do povo brasileiro, suas misturas de raças e culturas.

Aliás! Cinema na Virada Cultural 2025: Cacá Diegues, Os Trapalhões, animação e mais

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados