O Carnaval já começou! Nesta sexta-feira (9) já temos uma agenda robusta de blocos de rua, e ainda as escolas de samba iniciam o seu tradicional desfile no Sambódromo do Anhembi. Segundo a prefeitura de São Paulo, mais de 400 blocos vão agitar as ruas da capital paulista neste final de semana. Por conta disso, muitas coisas vão ter um funcionamento especial para o feriado, inclusive o transporte público. Confira as principais alterações
Metrô e CPTM
Por conta do fluxo de passageiros saindo do Sambódromo do Anhembi, as estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê vão operar o tempo todo. Já as demais estações funcionam somente como transferência e desembarque. Aliás, esta operação especial só vale para esta sexta-feira de Carnaval, 9 de fevereiro, e este sábado, 10 de fevereiro.
Ônibus
Já as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU em São Paulo, Campinas e Sorocaba vão operar nesta segunda-feira como se fosse um sábado, e na terça-feira como se fosse um domingo.
Rodízio Municipal
O Rodízio Municipal de Veículos será suspenso para carros até quarta-feira, 14 de fevereiro. A medida foi adotada por conta da previsão de redução na circulação de veículos durante o período de Carnaval. Entretanto, a prefeitura de São Paulo vai manter as demais restrições como rodízio de veículos pesados, Zona Máxima de restrição à circulação de caminhões e Zona Máxima de restrição aos fretados durante o Carnaval.
IPVA durante o Carnaval
O Carnaval alterou parte do calendário de pagamento do IPVA no estado de São Paulo. Aliás, os veículos com placas finais 1, 2 e 3 terão até quinta-feira, 15 de fevereiro, para efetuar o pagamento. Entretanto, os outros motoristas precisam seguir o calendário normalmente. A medida acontece por conta do fechamento das agências bancárias em todo o país.
Leia também:Embratur espera mais de 200 mil turistas para o feriado do Carnaval