Gilberto Gil iniciou a “Tempo Rei“, sua turnê de despedida. O show de estreia aconteceu no último sábado (15), em Salvador, na Bahia, local onde o cantor nasceu.
Até o momento, outras 17 datas já estão confirmadas, seguindo até 22 de novembro, em Recife, em Pernambuco. Apenas na capital paulista, são quatro apresentações confirmadas para breve.
Contudo, enquanto os próximos espetáculos não chegam, veja abaixo:
Tudo o que rolou no primeiro show da turnê de despedida de Gilberto Gil
Grande cenografia e show de projeções
A cidade de Salvador teve o privilégio de conferir em primeira mão o palco da turnê “Tempo Rei”, que, mesmo sem passarela, agradou aos olhares. Centralizado, havia uma estrutura em formato de espiral que chamava a atenção e dava um toque a mais nas apresentações, mudando de cor frequentemente.
Além disso, grandes telões led cobriam todo o fundo do palco, projetando imagens únicas a cada canção. Em “Cálice”, por exemplo, foram expostas imagens que remetiam ao período de Ditadura Militar.
Os primeiros acordes ecoam na noite, e com eles, a certeza de que esse momento já é história. O @gilbertogil abre sua última turnê diante de uma plateia que carrega no peito o peso de ser um berço da nossa música.
A jornada da #TempoRei começou. pic.twitter.com/lhebbcKHbK
— 30e (@30ebr) March 16, 2025
Homenagem a Preta Gil
Gilberto também decidiu separar um momento do concerto para homenagear a filha Preta Gil. “Esse show é para todos nós que estamos aqui, mas, principalmente, para a minha filha Preta, que está sentadinha ali. Uma música para a senhora“, disse ele, antes de iniciar “Drão“.
Pelas redes sociais, ela agradeceu ao pai pelo gesto, escrevendo: “Fui pega de surpresa […]! Não sei explicar o que senti hoje, por hora só agradecer!!!“.
Eu tenho vários vídeos que fiz do show, mas escolhi esse pra postar pois fui pega de surpresa por meu pai @gilbertogil que dedicou “Drão” pra mim!!! Eu não sei explicar o que senti hoje, por hora eu só sei agradecer!!! Obrigada Pai por tudo!!!! Eu te amo!!! #gilbertogiltemporei pic.twitter.com/TXJgYsz3HS
— Preta Gil (@PretaGil) March 16, 2025
Participações especiais
A estreia também contou com duas participações especiais! Ao som de “Emoriô”, Russo Passapusso apareceu no palco para completar ainda mais a performance. Depois, foi a vez de Margareth Menezes surgir para cantar “Toda Menina Baiana” com Gil.
Nossa convidada especial foi nossa ministra menina baiana @MargarethMnzs pic.twitter.com/K157gj71qg
— Gilberto Gil (@gilbertogil) March 16, 2025
Setlist
Ao todo, o artista tocou 29 canções, fazendo uma verdadeira volta ao tempo por incluir músicas de diferentes álbuns lançados em mais de seis décadas de carreira. Abaixo, confira na íntegra o repertório escolhido:
- Palco
- Banda Um
- Tempo Rei
- Eu Só Quero Um Xodó
- Eu Vim da Bahia
- Procissão
- Domingo no Parque
- Cálice
- Back in Bahia
- Refazenda
- Refavela
- Não Chore Mais
- Extra
- Vamos Fugir
- A Novidade
- Realce
- A Gente Precisa Ver o Luar
- Punk da Periferia
- Extra II
- Se Eu Quiser Falar Com Deus
- Drão
- Estrella
- Esotérico
- Espresso 2222
- Andar Com Fé
- Emoriô
- Toda Menina Baiana
- Esperando na Janela
- Aquele Abraço