Para além dos hits, o Twenty One Pilots é conhecido pela performance enérgica em cima do palco. A banda, que já veio ao Brasil quatro vezes e tem retorno marcado no ano que vem, entrega apresentações envolventes. No caso, os shows incluem muitas interações diretas, onde até tocam em cima do próprio público.
Há alguns “números” que são tradicionais no set. Em “Ride”, por exemplo, o baterista Josh Dun costuma levar sua bateria para a barricada, no momento conhecido como “drum island”. Já em “Trees”, música final do repertório, tanto o músico quanto o vocalista Tyler Joseph vão para a plateia. No entanto, uma das partes mais marcantes acontece em “Car Radio”.
Para entoar a canção, o cantor escala uma torre, posicionada sempre para fora do palco, normalmente no meio do espaço. A atitude, que pode gerar espanto para quem não o conhece, vem sendo executada desde 2013. Claro que o fato também marcou as apresentações realizadas por aqui, em três edições do Lollapalooza, em 2016, 2019 e 2023, e no festival GPWeek.
Entenda o motivo
E há um motivo para Joseph “chocar” as pessoas com tal ação – o que até deixa sua esposa Jenna “preocupada”, como mostrou em vlog durante a “Emotional Roadshow Tour”. Em entrevista ao site Cleveland em 2014, Dun revelou que seu colega é “imprevisível”:
“Nem sempre sei o que Tyler vai fazer. Às vezes estamos no meio de uma música, olho em volta e ele já está escalando um andaime. Uma vez, estávamos na Coreia e, para aquele festival em particular, pedimos para ele amarrar uma GoPro no peito e o observarmos subir. Assistir aquela filmagem deixa minhas mãos suadas. Esse cara às vezes me assusta, mas confio que ele estará seguro.”
Assim, a ideia é, justamente, captar ao máximo a atenção das pessoas. Foi essa justificativa que o baterista do Twenty One Pilots usou quando conversou com a AU Review no mesmo período:
“Fazemos algumas coisas que sabemos que os seguranças e os assistentes de palcos não gostam porque, por algumas razões, é perigoso, mas, primeiramente, não é. Um dos nossos maiores desafios é apresentar o que chamamos de ‘acobracias’, como Tyler gostando de escalar. Nós verdadeiramente viemos de um lugar desde o começo em que queríamos capturar a atenção das pessoas. Então essas coisas que fazemos, primeiramente, deixam o show mais interessante para a gente, é divertido, mas também, esperançosamente, conseguem a atenção das pessoas, com elas pensando ‘eu nunca vi isso antes’ ou ‘eu não vejo isso com frequência’.”