Veículo britânico nega público de 2 milhões de pessoas no show de Lady Gaga em Copacabana

O veículo britânico BBC negou o público de 2 milhões de pessoas no show de Lady Gaga em Copacabana, realizado no dia 3 de maio deste ano. O dado foi confirmado pela prefeitura do Rio de Janeiro, pouco tempo depois do fim do espetáculo.

Mesmo assim, a empresa contesta a informação e traz um montante bem menor (veja abaixo). Para chegar no novo número, a reportagem compartilhou fotos da apresentação da cantora, com destaque aos oito pares de led espalhados pela extensão da praia.

Para achar uma base de comparação, eles utilizaram a extensão dos prédios que estavam alinhados com os telões, desde o primeiro par de led até o último. Com isso, encontraram uma área de 140 mil metros quadrados (ou 20 campos de futebol).

Para ver quanta gente cabe em 140 mil metros quadrados, o jornalista Richard Irvine-Brown utilizou o guia britânico de segurança nos esportes. Assim, calculou o número de pessoas presentes com base numa densidade de 4,7 pessoas por metro quadrado, que é o máximo recomendado pelo guia.

O veículo também contou o número de janelas e sacadas nas quais outras pessoas poderiam assistir à apresentação. Por fim, chegaram no seguinte resultado: “apenas 660 mil poderiam estar no local.”

O show de Lady Gaga em Copacabana foi parar no Livro dos Recordes como “o maior público da história para um show gratuito de uma artista feminina“. O Guinness Book pontuou uma plateia de 2,5 milhões de pessoas

Eduardo Paes rebate BBC

Rapidamente, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes rebateu o número apresentado pela BBC. Em uma publicação feita em sua conta no X (antigo Twitter), ele escreveu:

A BBC provavelmente tem alguma ligação com o jornal brasileiro Folha de São Paulo. Meu Deus. Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da Praia de Copacabana. Pior que isso, eles acham que nós, brasileiros, ficamos longe uns dos outros como os britânicos. Nós, cariocas, ficamos muito próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados na Grã-Bretanha. Somos tropicais e mais quentes. Vou convidá-los para passar um tempo no Rio e eles provavelmente ficarão de melhor humor.”

Ainda, Paes forneceu o cálculo usado para chegar nos 2 milhões de pessoas que assistiram ao show de Gaga em Copacabana. A definição foi:

•A: área efetiva fixa da Praia de Copacabana usada (em m²) •D(t): função de densidade de multidão dependente do tempo (pessoas/m²) •F(t): multiplicador de fluxo dependente do tempo (fator de rotatividade/rotação) •C(t): fator de correção para espaço utilizável •\frac{d^n}{dt^n}: a n^\text{ésima} derivada em relação ao tempo t, onde n é par.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados