A pré-lista do Oscar 2026 já saiu, dando um ‘gostinho’ sobre o que pode vir. Ao todo, foram divulgados semi-finalistas de 11 categorias, incluindo a de “Melhor Canção Original“.
Entre os nomes que podem aparecer na seleção oficial de nomeados, está Nick Cave com “Train Dreams“. A faixa aparece no filme “Sonhos de Trem”. Ed Sheeran também tem chances com “Drive“, que conta com participação de Dave Ghrol e Jonh Mayer, para “F1“.
O sucesso global “Golden“, do grupo fictício HUNTR/X, da animação “KPop Demon Hunters”, é uma das grandes apostas para muitos. O Nine Inch Nails pode entrar na disputa com “As Alive As You Need Me To Be” por “Tron: Ares”.
Trent Reznor e Atticus Ross aparecem simultaneamente nas seleções de “Melhor Canção Original” e “Melhor Trilha Sonora Original”, novamente pelo projeto “Tron: Ares”.
A 98ª cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março de 2026, com Conan O’Brien conduzindo o andamento do evento. A lista completa e oficial de indicados será divulgada no dia 22 de janeiro de 2026.
Novas regras para o Oscar 2026
Confira as novas regras da 98ª edição do Oscar
A nova categoria de Melhor Direção de Elenco teve suas normas de elegibilidade e especificações reveladas. Segundo a Academia, “haverá uma rodada preliminar de votação para determinar uma lista de 10 filmes pré-selecionados e, antes da votação das indicações, os membros do ramo de Diretores de Elenco serão convidados a assistir a uma apresentação especial (‘bake-off’) dos trabalhos pré-selecionados, incluindo uma sessão de perguntas e respostas com os indicados designados.”
Analogamente, os membros da Academia só poderão votar nas diversas categorias caso tenham assistido a todos os filmes indicados. Para garantir isso, será monitorado se o membro em questão viu as obras concorrentes por meio da plataforma oficial de streaming da organização. Caso tenham assistido em festivais ou no cinema, deverão comprovar a visualização por meio de um formulário específico.
Outrossim, a Academia deixou claro que filmes que utilizam Inteligência Artificial Generativa para sua produção poderão participar da competição; no entanto, seu conteúdo será revisado. “No que diz respeito à Inteligência Artificial Generativa e a outras ferramentas digitais utilizadas na produção de filmes, seu uso não aumenta nem diminui as chances de uma obra ser indicada. A Academia e cada um de seus ramos avaliarão o mérito com base no grau em que o elemento humano esteve no centro da autoria criativa ao decidir qual filme premiar.”
Além disso, todos os profissionais indicados em cada categoria agora serão nomeados na cédula final — uma mudança em relação aos anos anteriores, quando apenas o título do filme era apresentado.
O prêmio de Melhor Fotografia passou a integrar o processo de pré-seleção. O ramo dos cinematógrafos indicará entre 10 e 20 filmes para essa etapa. A votação para todas as categorias com listas preliminares — como Som, Efeitos Visuais, Maquiagem e Penteados, Documentário em Longa-Metragem, Filme Internacional e os três curtas-metragens — será realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro.
Já a disputa por Melhor Filme Internacional passa a contar com uma ampliação significativa: cineastas com status de refugiado também estarão elegíveis. Além disso, as categorias musicais terão prazos de submissão antecipados — 15 de outubro para Canção Original e 3 de novembro para Trilha Sonora Original.
O processo de votação para as indicações do Oscar 2026 ocorrerá de 12 a 16 de janeiro (segunda a sexta-feira). Os indicados oficiais serão revelados em 22 de janeiro, quinta-feira, e o tradicional Almoço dos Indicados está marcado para 10 de fevereiro, terça-feira. A votação final, que definirá os vencedores, estará aberta de 26 de fevereiro a 5 de março — encerrando-se dez dias antes da cerimônia ao vivo.


